ZURIQUE (Reuters) – A Suíça está preparada para examinar uma oferta concreta da Dassault, rival da Saab, para comprar caças Rafale, caso receba a propostas, disse o ministro da Defesa na terça-feira.
“Pedimos aos franceses que nos dessem uma oferta realmente concreta”, disse o ministro da Defesa Ueli Maurer em entrevista coletiva na terça-feira.
“Se realmente recebermos uma oferta menor, poderemos olhar para ela. Só temos um acordo com a Suécia quando o parlamento der o sinal verde para o financiamento e possivelmente haverá um referendo”, afirmou.
Em novembro, o governo optou por comprar 22 caças JAS-39 Gripen E por um preço de 3,1 bilhões de francos suíços (US $ 3,4 bilhões) em relação a ofertas rivais do Rafale construído pela Dassault Aviation da França e pelo Eurofighter Typhoon da Anglo-Alemã-Italiana EADS. Os jornais informaram que a Dassault havia feito uma contraproposta mais barata, mas Maurer disse que não havia recebido outra oferta da Dassault.
Nota do Editor: A notícia é de 2012, mas ainda atual, pois até hoje o governo suíço não definiu qual será o caça que irá substituir os F-5 e F-18.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Triste ver como o lobby da Dassault não irá descansar enquanto não arrebentar com a Força Aérea e o orçamento da Suíça…
O Gripen na época na versao C/D venceu a concorrencia, mais um referendo da populaçao disse nao a compra. Obs: Meu teclado ta com problemas em por acentos.
Isso é notícia antiga, com tema já há mto superado. A própria SAAB já declarou que saiu da disputa.
Augusto a Saab saiu mas pode voltar. Tudo depende de quanto tempo mais os suíços vão enrolar. Eles queriam um caça pronto e o Gripen E está em desenvolvimento, porém como eles estão em disputa interna, compra ou não compra, pode ser que dê tempo do Gripen estar pronto para o que eles querem.
Evidentemente que isso depende do governo suíço.
Franceses e o seu velho mau hábito de oferecer ofertas por fora, talvez oriundo de negociar com brasileiros e indianos! tentaram fazer isso na Bélgica com a mesmas frases de efeito de costume tais como “parceria estratégica”, “cooperação aprofundada” e por aí vai! Só que a Bélgica é um país sério além de não rasgar dinheiro, portanto adquiriram um vetor melhor e mais barato, o F-35.
Os franceses são ‘corruptos’ e a culpa é do Brasil e da Índia? Você é patético
tem algo errado! Nao eh noticia antiga? o Gripen ja esta fora da disputa
Nota do Editor: A notícia é de 2012, mas ainda atual, pois até hoje o governo suíço não definiu qual será o caça que irá substituir os F-5 e F-18.E o Gripen não está fora não.
Também estranhei ela, o texto não bate com os últimos acontecimentos…