O Conselho Federal Suíço anunciou que o F-35 Lightning II da Lockheed Martin é a aeronave selecionada na competição New Fighter Aircraft.
“Estamos honrados por sermos selecionados pela Suíça e esperamos fazer parceria com o governo, o público, a força aérea e a indústria suíça para entregar e manter a aeronave F-35”, disse Bridget Lauderdale, vice-presidente da Lockheed Martin e gerente geral do programa F-35. “Com a escolha, a Suíça se tornará a 15ª nação a aderir ao programa do F-35, juntando-se a várias nações europeias para fortalecer ainda mais o poder aéreo e a segurança global”.
A Força Aérea Suíça receberá aeronaves F-35A, uma solução sob medida para os requisitos da Suíça e um programa de treinamento abrangente.
A seleção do F-35 proporcionará vantagens econômicas e técnicas ao país nas próximas décadas. A indústria suíça terá a oportunidade de participar de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento e produção que estenderão suas capacidades no futuro. Como um novo participante do programa F-35, a Suíça se beneficiará da dedicação da Lockheed Martin à autonomia e soberania na integração de soluções locais.
Até o momento, o F-35 opera a partir de 21 bases em todo o mundo, com nove nações operando F-35 em seu solo. Existem mais de 655 caças F-35 em serviço hoje, com mais de 1.380 pilotos e 10.670 mantenedores treinados na aeronave.
A Suíça comprando 36 F-35 para proteger seu território de 41 mil km² e o Brasil comprando 36 Gripens para seus 8,5 milhões de km²… sei que a FAB *pretende adquirir mais unidades do Gripen, mesmo assim que diferença!
*(sei vai concretizar suas intenções é outra conversa…)
F-35 2 x 0 Rafale
Uma vitória expressiva do F-35, menos pelas cifras envolvidas e mais pelo seu significado. E o mais interessante é que conforme os detalhes revelados do certame suíço a proposta da LM mostrou custar 2 bilhões de francos suíços a menos que a proposta francesa.
Ademais dos quatro critérios para escolha do novo vetor o F-35 se mostrou superior em três: eficiência, suporte ao produto e cooperação. Nesse último aspecto o valor menor da proposta da LM permitiu aos helvéticos selecionarem o Patriot como o seu novo SAM.
E que comece o choro dos F-35´s haters, mormente um conhecido editor de site de defesa, e das viúvas do Rafale….rs!
Só pra confirmar, faz uns anos, a Suíça fez um plebiscito para que fosse selecionado o novo caça de sua força aérea, o vencedor não foi o Gripen?
Sim, mas ocorreu uma votação e o público votou que não se poderia efetivar a compra. Agora tudo mudou ao que parece.