Por Sheila Faria
Um grupo de 46 engenheiros e técnicos brasileiros começa a trabalhar na Suécia a partir do dia 19 de outubro. Eles são funcionários das empresas Embraer, de São José, e AEL Sitemas, de Porto Alegre.
Embora alguns engenheiros da Embraer já estejam na sede da sueca Saab, os 46 profissionais serão oficialmente os pioneiros para o início do programa de fabricação dos caças supersônicos Gripen NG, que serão produzidos pela Saab para equipar a FAB (Força Aérea Brasileira).
O contrato de compra dos jatos inclui transferência de tecnologia para o Brasil, sob a coordenação da Embraer. Começa a valer agora, na prática, o contrato entre o Brasil e a Suécia, efetivado oficialmente há duas semanas. Serão 36 caças supersônicos Gripen NG de última geração, capazes de voar duas vezes a velocidade do som.
A última pendência do contrato, o financiamento, também foi concluída há um mês. O contrato é de US$ 4,7 bilhões, dos quais US$ 245,3 milhões são para a compra de armamentos para os jatos.
Grupos. Os técnicos e engenheiros brasileiros irão em grupos ao longo dos próximos anos. Em outubro, irão 44 funcionários da Embraer e 2 da AEL. Segundo a Embraer, até 2020, a empresa vai enviar 280 funcionários para a sede da Saab para atuar no projeto.
De acordo com a Embraer, irão para a Suécia engenheiros e operadores de produção, de 2015 a 2020. A empresa informou que a permanência dos funcionários na Suécia pode durar de 6 a 24 meses.
Segundo a Saab, o tempo de permanência do primeiro grupo na Suécia deve ser de 12 meses. No início, haverá uma variedade de treinamentos teóricos e a maioria dos técnicos e engenheiros também irá participar do treinamento prático (on-the-job), no desenvolvimento do Gripen –uma formação mais especializada dentro do mesmo projeto que os engenheiros da Saab.
Produção. A Embraer será a responsável no Brasil pelo programa de transferência de tecnologia. A Embraer também vai coordenar as atividades de produção dos caças no Brasil. A empresa será responsável pelo desenvolvimento completo da versão de dois lugares do Gripen NG. A montagem final dos jatos será feita na fábrica de Gavião Peixoto.
A AEL é responsável pelo programa de sistemas aviônicos do Gripen. A empresa foi confirmada no programa em fevereiro, quando assinou com a Saab um contrato para a transferência de tecnologia.
A AEL foi selecionada para fornecer o WAD (Wide Area Display), o HUD (Visor Frontal) e o HMD (Helmet Mounted Display – capacete com visor), que será integrado ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.
O trabalho da AEL deve durar quatro anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de produção, que serão realizados em Porto Alegre. A integração do sistema será feito pela SAAB e pela Embraer.
Marco
Para a Saab, a chegada dos técnicos e engenheiros brasileiros é um marco no programa dos caças para a FAB.
“Este importante acontecimento marca o início formal do programa Gripen NG brasileiro. Agora vamos trabalhar a toda velocidade para garantir as entregas no prazo determinado”, afirmou Häkan Buskhe, presidente e CEO da Saab.
Perfil. O Gripen é uma aeronave de combate multimissão, capaz de realizar todas as missões ar-ar e ar-solo, incluindo tarefas especializadas, como de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento e guerra eletrônica.
O Gripen está equipado com os mais modernos sensores e sistemas de missão, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa e um sistema de busca e rastreamento infravermelho. O caça deve substituir os F-5 da FAB.
Entregas – Primeiros caças chegam em 2019
A entrega dos caças supersônicos Gripen NG deve começar em 2019 e terminar em 2024. A montagem final dos jatos no Brasil será feita na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto. Dois pilotos brasileiros –Gustavo Pascotto e Ramon Forneas– foram os primeiros a serem treinados para pilotar o caça, na Suécia. Outros pilotos da FAB devem ser treinados.
FONTE: O Vale
Técnicamente já existe a possibilidade de se ir a Suécia, já houve um primeiro processo de seleção, e aberto, o que torna ainda mais justo, pois todo brasileiro pagou um pouco pelo projeto. Mas nada impede que aqueles que estão se formando no ITA ingressem no projeto… Agora, graduação é uma coisa, o que vem depois é outra… E por experiência própria digo que é isto que deve ser fomentado, a especialização dos já formados, como esta se fazendo em parceira com o governo sueco, SAAB via CISB e CNPq para que se crie uma nova leva de professores com qualidade e bagagem.
Técnicamente já existe a possibilidade de se ir a Suécia, já houve um primeiro processo de seleção, e aberto, o que torna ainda mais justo, pois todo brasileiro pagou um pouco pelo projeto. Mas nada impede que aqueles que estão se formando no ITA ingressem no projeto… Agora, graduação é uma coisa, o que vem depois é outra… E por experiência própria digo que é isto que deve ser fomentado, a especialização dos já formados, como esta se fazendo em parceira com o governo sueco, SAAB via CISB e CNPq para que se crie uma nova leva de professores com qualidade e bagagem.
É imprescindível o envio de engenheiros do Instituto de Tecnologia Aeronáutica para acompanhar junto com o pessoal da Embraer e da SAAB todos os detalhes do processo construtivo do Gripen… Só assim haverá nacionalização de fato da tecnologia, mesmo que o ITA só tenha condições de absorver parte dela, deve acompanhar desde o início e coletar todos os dados, plantas, projetos, croquis, descritivos, resultados de testes, etc…
Transferir o conhecimento apenas a Embraer e a AEL que são empresas privadas (e filial de empresa estrangeira no caso da AEL) só irá favorecer as empresas e nada impede que ocorra futuramente o quadro descrito pelo Paulo Moraes.
É imprescindível o envio de engenheiros do Instituto de Tecnologia Aeronáutica para acompanhar junto com o pessoal da Embraer e da SAAB todos os detalhes do processo construtivo do Gripen… Só assim haverá nacionalização de fato da tecnologia, mesmo que o ITA só tenha condições de absorver parte dela, deve acompanhar desde o início e coletar todos os dados, plantas, projetos, croquis, descritivos, resultados de testes, etc…
Transferir o conhecimento apenas a Embraer e a AEL que são empresas privadas (e filial de empresa estrangeira no caso da AEL) só irá favorecer as empresas e nada impede que ocorra futuramente o quadro descrito pelo Paulo Moraes.
Incrível essa compra dos gripen da SAAB pela FAB estar indo apesar da crise!!! Parace que o desgoverno avaliou que um concelamento ou paralização do FX, seria mais uma crise e desgaste para adminstrar, além de uma desmoralização pior que rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela Standart & Poor.
Incrível essa compra dos gripen da SAAB pela FAB estar indo apesar da crise!!! Parace que o desgoverno avaliou que um concelamento ou paralização do FX, seria mais uma crise e desgaste para adminstrar, além de uma desmoralização pior que rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela Standart & Poor.
Dílson e Filipe,
Quanto mais pessoas cobrando a participação dos Institutos do Governo e do repasse de todo projeto e suas metodologias aos Órgãos Públicos de Tecnologia, melhor. Esses engenheiros encaminhados não tem nenhum termo de compromisso de ficar no Brasil retribuindo o investimento do saber neles. Não podemos contar somente com seu compromisso pessoal. Além disso, se houver demissões futuramente na Embraer, ou mesmo pedirem demissões por melhor salário, nada impede da própria SAAB contrata-los futuramente. Seria o cúmulo dos cúmulos.
Dílson e Filipe,
Quanto mais pessoas cobrando a participação dos Institutos do Governo e do repasse de todo projeto e suas metodologias aos Órgãos Públicos de Tecnologia, melhor. Esses engenheiros encaminhados não tem nenhum termo de compromisso de ficar no Brasil retribuindo o investimento do saber neles. Não podemos contar somente com seu compromisso pessoal. Além disso, se houver demissões futuramente na Embraer, ou mesmo pedirem demissões por melhor salário, nada impede da própria SAAB contrata-los futuramente. Seria o cúmulo dos cúmulos.
o Governo Federal, o Ministério da Defesa, a FAB e a Embraer deveriam enviar o pessoal do ITA nas próximas equipes que iráo à Suécia pra aprender ” on the job” como se constrói um avião de caça….o ITA tem muito a ver com esse projeto….esquecer de enviar o pessoal da entidade ´será de uma irresponsabilidade muito grande……
Até que fim uma boa notícia para nóis anima vendo que seguem o progama Gripen NG ,melhor seria sabe se realmente teremos os 12 ou 8 gripens c/d chegando para que a Fab tenham no minimo um poderio antecipado de um caça de autaperformace,tendo envista alguns vizinhos problematicos causando transtorno diplomàticos na américa do sul .
Hoje eu estou feliz …. Boa noticia, está faltando o pessoal do ITA.
o Governo Federal, o Ministério da Defesa, a FAB e a Embraer deveriam enviar o pessoal do ITA nas próximas equipes que iráo à Suécia pra aprender ” on the job” como se constrói um avião de caça….o ITA tem muito a ver com esse projeto….esquecer de enviar o pessoal da entidade ´será de uma irresponsabilidade muito grande……
Até que fim uma boa notícia para nóis anima vendo que seguem o progama Gripen NG ,melhor seria sabe se realmente teremos os 12 ou 8 gripens c/d chegando para que a Fab tenham no minimo um poderio antecipado de um caça de autaperformace,tendo envista alguns vizinhos problematicos causando transtorno diplomàticos na américa do sul .
Hoje eu estou feliz …. Boa noticia, está faltando o pessoal do ITA.