A Suécia deverá emprestar ao Brasil dez caças Gripen modelo C/D até que as primeiras unidades da versão mais nova do avião comecem a ser entregues pela fabricante da aeronave (Saab) à Força Aérea Brasileira (FAB).
As tratativas relativas ao empréstimo estão em estágio avançado e envolvem não somente o envio dos aviões ao Brasil, mas também o treinamento de pilotos e de equipes de solo, além de apoio logístico.
O assunto foi objeto de conversas realizadas hoje entre o comandante da FAB, Brigadeiro Juniti Saito, e oficiais do alto comando da Força Aérea da Suécia.
O Brigadeiro Saito integra a comitiva brasileira chefiada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que realiza visita oficial à Suécia, o ministro Amorim assinou hoje com a ministra da Defesa do país escandinavo acordo-quadro de cooperação que dá seguimento às negociações para a produção conjunta no Brasil e aquisição da versão mais moderna do Gripen New Generation (NG). (Leia aqui release sobre o encontro ministerial).
Segundo o comandante da FAB, os detalhes do empréstimo deverão ser finalizados até maio deste ano. A ideia inicial é a de que o Brasil arcará somente com os chamados custos operacionais das aeronaves.
Até o momento, a expectativa é a de que os seis primeiros Gripen C/D cheguem ao Brasil no primeiro trimestre de 2016, podendo, portanto, ser utilizados, por exemplo, para a proteção do espaço aéreo brasileiro durante as Olimpíadas, no Rio de Janeiro. O segundo lote, de quatro aeronaves, deverá ser incorporado à FAB no primeiro trimestre de 2017.
O empréstimo dos dez aviões está sendo observado pelos governos do Brasil e da Suécia como uma solução temporária, de transição, cujo objetivo é auxiliar o país sul-americano a fortalecer sua defesa aérea até a chegada dos primeiros Gripen NG que equiparão, em caráter definitivo, a Aeronáutica.
Atualmente, a defesa do espaço aéreo brasileiro está sendo realizada, sobretudo, por caças F5 modernizados pela Embraer.
No entanto, como observa Saito, o empréstimos dos Gripen modelo C/D trará outros benefícios para a FAB, que poderá antecipar, por exemplo, o treinamento de pilotos e equipes técnicas de solo e de apoio, familiarizando-os com um equipamento que, embora mais antigo, guarda várias similaridades com sua versão mais nova.
No decorrer das tratativas acerca dos novos caças, foi definido que dois pilotos da Aeronáutica serão enviados em maio próximo para a Suécia a fim de iniciar o processo de adaptação e conhecimento das características operacionais da aeronave.
A formação dos demais pilotos e do corpo técnico que irão operar os caças deverá ser iniciada, entretanto, somente em 2015, após a assinatura do contrato de aquisição do equipamento.
O empréstimo dos caças Gripen C/D foi mencionado durante o encontro de hoje entre os ministros da Defesa do Brasil e da Suécia. Em entrevista à imprensa após o encontro, ambos confirmaram a disposição recíproca em concretizar o acordo que permitirá o que chamaram de “solução intermediária”.
Segundo a ministra sueca, o empréstimo dos modelos C/D deverá favorecer a FAB, uma vez que os pilotos poderão “aprender antecipadamente” sobre os sistemas do avião, que, segundo ela, guardam muitas semelhanças com a versão NG.
FONTE : defesa.gov.br
Lamentável a falta de educação e civilidade no trato de profissionais que mantem esta estrutura tão combalida de nossas FF.AA.
Que os profissionais de verdade continuem a ” tirar leite de pedra” desta defasagem tecnologica e consigam driblar a falta de recursos infinda deste “desgoverno”.
sds
Carl-Carl, quando me refiro a qualidade e quantidade, estou dizendo que 86 Gripens E são uma força mais competente que os 120 aviões que atualmete temos, F-5M, AMX, M-2000 (aposentados)….não estou comparanto com EF-2000 , Rafales….
Alguém saberia me dizer qual o calibre do canhão do Gripen C/C: 20 mm ou 30 mm? Se 20 mm a munição é compatível com a dos canhões dos “M” da FAB? E se 30 mm, compatível com as munições dos DEFA do A-1 ou do F-2000?
Outra: quais os misseis AA que já estão integralizados na aeronave, Python 3?
Grato.
o canhão é 27mm alemão. Os mísseis, rá, olhe voce mesmo: http://4.bp.blogspot.com/-pfcNbMqzPa0/T6LuTdIPAhI/AAAAAAAAAHU/PP5vvlAvW_Y/s1600/gripen_stores.jpg
O brigadeiro disse que podemos chegar em 86 Gripens, 36 do FX2 e posteriormente 50, ou seja nunca teremos 120 Gripens, estamos trocando quantidade por qualidade, apesar de achar particularmente 80 pouco para o nosso país, mas vai que depois desses 80 já engatamos em um de 5 geração, ai quem sabe chegar em 120, ou comprar um treinador que cumpra a função de caça “low”, particularmente tb acho que essas entregas de 2018 vão atrassar, e vamos usar esses dez por mais tempo, em relação a chegada só em 2016, talvez tenha haver com o treinamento das equipes e pilotos ,já estamos quase no meio de 2014, então 1 anos e meio para a chegadas dos “tampões” não acho um tempo longo….
Penso exatamente o oposto, estamos trocando qualidade por quantidade. O Gripen E deve ser melhor que os Mig-29/35 e o J-10 mas é inferior, obviamente, aos EF-2000, Rafales e talvez equivalentes aos F-16Cblock52. Seja como for melhor que nada e em todo caso o Saito ta velhinho e gagá, logo logo vai se aposentar então o que ele fala ou deixa de falar não serve de nada.
Desculpe correção importante: 2027 !!!
Relembro que o processo dos 82 Gripen E para a Suécia (60) e Suíça (22) não incluem o desenvolvimento do Gripen F e a Força Aérea Sueca já se manifestou OFICIALMENTE que até 2027 manterá seus Gripen D para conversão operacional para o Gripen E.
Uma pequena correção empréstimo é algo que se faz para adiantar uma negociação cedendo algo que você TEM.
Mais uma vez, o prazo abstrato e folgado de “início de 2016” para a chegada do primeiro lote mostra que os caças que virão não serão de forma alguma caças suecos ativos emprestados e sim caças Gripen A/B que terão de ser retirados dos estoques de armazenagem e sofrer uma longa modernização para o padrão C/D. E isto DEVERIA SER ESCLARECIDO, não há justificativa para um prazo tão largo se as aeronaves cedidas estiverem ativas e no padrão C/D.
Outra coisa “obscura” é que no comunicado não há qualquer menção no primeiro lote ou no segundo quantas destas aeronaves serão do padrão D.
Relembro que o processo dos 82 Gripen E para a Suécia (60) e Suíça (22) não incluem o desenvolvimento do Gripen F e a Força Aérea Sueca já se manifestou OFICIALMENTE que até 2022 manterá seus Gripen D para conversão operacional para o Gripen E.
Assim há uma ELEVADA probabilidade que na execução do FX-2 brasileiro que os eventuais caças Gripen D que forem “emprestados” poderão permanecer no inventário bem além da entrega dos primeiros Gripen E.
Adicionalmente se o Brasil não se decidir a assumir individualmente o custo de desenvolvimento da variante Gripen F não está fora das possibilidades que algumas destas dez aeronaves (ou todas) posteriormente sejam todas convertidas para o padrão D.
Uma vez que o FX-2 visa o fornecimento de 28 Gripen E e 8 aeronaves Gripen F é possível que na realização deste cenário, o Brasil seja “obrigado ou convencido” a receber 36 Gripen E, formar uma frota de conversão de 10 Gripen D e aguardar pacientemente até 2022/2023 quando os suecos se decidirão se vão querer (OU NÃO) uma versão biplace do Gripen E…
De qualquer forma este “empréstimo-modernização de aeronave Gripen A/B” é muito estranho considerando a promessa de entrega dos primeiros Gripen E em 2018.
Muito devagar para implementar e muito esforço para apenas 2/3 anos de uso, me parece que a SAAB já está a espera de “cumprir” seu contrato fornecendo ao Brasil o primeiro Gripen e em 31 de dezembro de 2018. E o segundo em 31 de dezembro de 2019..
Não vamos nem especular o que pode acontecer se no dia 18 de maio de 2014 a população da Suíça decidir no referendo retirar os fundos para a aquisição do Gripen E…
Gilberto, creio que sua leitura está equivocada. O fato de não sair nada a respeito sobre o modelo F para a Suiça e a Suécia, não quer dizer absolutamente nada. Opção deles.
A nossa foi clara: Serão 28 modelo E e 8 modelo F. O valor está acertado e são essas aeronaves que receberemos. Não existe esse papo do Brasil desenvolver modelo F em separado ou gastar mais do que foi acertado. A SAAB o fará pelo preço acertado e ponto final.
Não procure pêlo em casca de ovo, caro amigo.
Forte abraço!
Gilberto Rezende,
O fato do prazo de entrega se estender até 2016 não significa necessariamente que os modelos a serem cedidos seriam A/B que precisariam ser modernizados… Até mesmo porque, ( não tenho certeza ) creio não haverem mais modelos A/B atualmente em estoque com os suecos. E se for mesmo para ter que modernizar modelos A/B, então é certo que haveria um custo para isso… De fato, não creio que os suecos pagariam por essa modernização para depois simplesmente emprestar ao Brasil e quando da devolução ter que integra-los as suas forças armadas ou estoca-los de novo, ainda mais já tendo anunciado a aquisição do Gripen E… E se for para o Brasil pagar pela modernização, então melhor compra-las de uma vez…
A bem da verdade, creio que os suecos estariam esperando o contrato ser assinado ( o que ocorreria ao final desse ano ) para somente depois proceder ao empréstimo. Afinal de contas, não faria sentido algum emprestar aeronaves sem alguma garantia ( a menos, claro, que se especifique alguma clausula na qual seja possível a compra dessas aeronaves ). E o fato das negociações começarem agora, não significa que esse parâmetro não seja observado.
De toda a sorte, até que tudo esteja acertado, o mais é mera especulação…
A rigor, se vierem mesmo os Gripens, eles provavelmente virão do inventário ativo da Suécia e passarão por uma revisão e a retirada de quaisquer itens e/ou capacidades de uso exclusivo dos suecos antes de serem cedidos ( com esse custo sim sendo arcado pelo Brasil ).
36 gripen E/F equipados com 2 A-darter e tanque externo bem típico da FAB,simples mas eficiente.
Só falta o possível míssil de 100km feito com a SAAF. Mas temos o derby de 60km e poderíamops ter o meteor de +100km
2 A-darter,2 meteor e 2 MAR-1 sonho,ta certo isso ai?
É possivel?
Possível até é, mas o normal seria algo como 2 A-darter, 2 ou 4 meteor + 1 até 3 tanques reservas. Isso para missão de patrulhamento rotineiro ou mesmo interceptação, quanto ao MAR-1 ele é usado contra radares ou seja só em missões muito especificas.
leia-se comentario
Prezado Mauricio, seu comenrario direto e perfeito eh tbm minha opiniao e acompanho o seu ceticismo.
Porem, nao mate nossa gramatica…rsrrsrs
errado – CONSEGUIRMOS ——— correto – CONSEGUIREMOS
errado – MAIS (termo de adiçao) —— correto – MAS (condicional)
Sds
Pelas contas da FAB não vão ser somente 36 caças a meta é chegar a 120 não sei se conseguirmos chegar a esse numero mais a SAAB tem que adoçar a boca da FAB e o governo federal.
hahah, por aí mesmo. Se investir em defesa já é dificil, sem agradar o GF fica mais difícil ainda….
Ainda vai demorar tudo isso?
Eu tenho minhas dúvidas quanto ao fato de serem arcados somente os custos operacionais das aeronaves.
É esmola demais para este santo, e esmola demais, o santo desconfia.
qual o armamento que esses caças usam na força aérea sueca?
Olá!
Nenhum caça no mundo está apto a usar tantos armamentos quanto o Gripen!!! Oque não vai faltar é opções de armas que podem ser usadas. Além de poder usar boa parte dos principais armamentos americanos ele esta apto a utilizar oque há de mais moderno em armamentos europeus.
Mesmo sendo um Gripen C/D ele é muito superior a qualquer coisa que já voamos, em todos os aspectos e nos dá a posiblidade de nos defender de qualquer adversário na américa latina.
Bom, por aqui usaremos nossos armamentos. O derby por exemplo, poderá ser usado. Se não me engano o MAA1 também poderá ser usado, e até 2018, o A-Darter estará disponível.