Representantes da startup Vextron Dynamics estiveram, nesta segunda-feira (16), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em Brasília, para apresentar o drone VSR – Sistema Aéreo VTOL de Alta Capacidade.
Recebidos pelo ministro do MCTI, Paulo Alvim, eles mostraram que o drone flexível é capaz de atender várias demandas, como a pulverização agrícola, missões de resgate, transporte de mercadorias, combate a incêndio, entre outras. O VSR tem a capacidade de 1.000 Kg de carga e autonomia de 3 horas.
O ministro Paulo Alvim disse que a pasta tem interesse em questões que envolvem o meio ambiente e a agricultura e ajudem no combate a incêndios. “A possibilidade de apoio nesse sentido seria pelas chamadas públicas ou através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do MCTI. O projeto apresenta inovação, é uma solução brasileira. Acreditamos que é uma solução viável”, disse Alvim.
O engenheiro mecânico aeronáutico Daniel Martins Carneiro fez a apresentação do projeto, acompanhado pelo engenheiro químico e empreendedor Ricardo Senra, o assessor especial do reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Bruno Luiz da Silva Gomides, e outros empreendedores.
Participaram pelo MCTI o diretor do Departamento de Ciências da Vida e Desenvolvimento Humano e Social, Fabio Larotonda, e o diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas, Eduardo Soriano Lousada.
FONTE e FOTO: MCTI
Curioso que o ministra da ciência e tecnologia disse que o ministério tem interesse em questões que envolvem o meio ambiente e a agricultura e ajudem no combate a incêndios, mas não falou do interesse na ciência e no desenvolvimento da tecnologia, que é o motivo de ser da pasta