Versão 2.8 do Sistema de Planejamento de Missões Aéreas (PMA II) foi entregue ao Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR)
O Sistema de Planejamento de Missões Aéreas (PMA II) foi atualizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e ganhou novos recursos para ajudar as tripulações da Força Aérea Brasileira (FAB). O PMA II é utilizado para planejar atividades de voo, em missões conjuntas, manobras ou ações rotineiras. O software também serve para realizar debriefings após o voo, como, por exemplo, validar o resultado de um combate.
Desde 2009, quando a primeira versão do sistema foi entregue, já foram realizadas nove atualizações. Segundo a Gerente do projeto no IEAv, analista Márcia Rodrigues Campos de Aquino, a versão 2.8 do PMA foi desenvolvida em um ano e as mudanças se basearam em sugestões trazidas pelos usuários finais – os pilotos. “Existe uma constante interação entre os responsáveis pelo PMA II, as unidades áreas da FAB e o próprio COMGAR, o que facilita a utilização do software, o recebimento de sugestões dos usuários e a contínua inserção de novas funcionalidades nas versões seguintes”, explica Márcia.
Entre os novos recursos, está o módulo NOTAM, que permite a visualização de informações aeronáuticas disponibilizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que influenciam na segurança, regularidade e eficiência do voo. Outra novidade é o módulo WEZ, que permite exibir aquilo que, no jargão aeronáutico, é denominado “envelope cinemático” de mísseis ar-ar. Ou seja, os pilotos dispõem da informação sobre o alcance efetivo, mínimo e máximo, do míssil, conforme varia a velocidade do lançador e do alvo.
“A constante incorporação de novas funcionalidades e a revisão daquelas já desenvolvidas é importante para garantir que as necessidades da FAB sejam atendidas, além de promover a integração com os novos sistemas adquiridos”, ressalta Márcia.
Fonte: IEAv
Estas sao as inovacoes q trazem o melhor aproveitamento dos avioes e suas equipagens (parabens por nos trazer estas informacoes). Muitos so se preocupam com as armas, velocidade, idade do aviao, etc….mas na verdade os fatores q tornam um vencedor em qualquer arena de voo eh a sofisticao e treinamento arduo q sao colocados a disposicao…..a nave e so sua parceira e depende dos meios (treinamento…muito treinamento e tecnologia)
………..sem dúvida as atualizações de qualquer software é basico para os aviões.( e outros tipos de vetores) em especial êsse das avaliações de seus mísseis ar/ar….os pilotos de caça só tem a ganhar………….