Nos dias 27 e 30 de setembro de 2021, o Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM) realizou a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no NPo Almirante Maximiano (H-41). O navio na Antártica tem como principais tarefas efetuar o apoio logístico à Estação Antártica “Comandante Ferraz” (EACF), desenvolver trabalhos de reparo e manutenção nos refúgios antárticos e recolher material remanescente de acampamentos realizados em operações anteriores. Serão realizados, também, levantamentos hidrográficos, visando à atualização de cartas náuticas sob responsabilidade do Brasil, como membro da Comissão Hidrográfica da Antártica, na Organização Hidrográfica Internacional (OHI).
Nos dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2021, o SIPAAerM realizou Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no NApOc Ary Rongel (H-44). A cada ano, o “Gigante Vermelho”, como é carinhosamente apelidado, e sua Tripulação se preparam para passar, em média, seis meses em campanha no continente gelado, em geral de outubro a abril, aproveitando dessa forma, as condições climáticas menos rigorosas do chamado “verão antártico”. A fim de que possa, a cada Operação Antártica (OPERANTAR), cumprir sua missão de apoiar as atividades de pesquisa científica e a logística da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
Os navios, subordinados diretamente ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), necessitam manter uma impecável condição de eficiência de suas máquinas e sistemas, bem como um elevado grau de aprestamento de seus tripulantes, postos à prova ao longo dos meses de operação sob condições adversas.
A VSA tem o intuito de identificar perigos relacionados à atividade aérea e propor recomendações de segurança, com vistas a eliminar ou mitigar os riscos associados. Na ocasião, foram gerados exercícios de perda de comunicações, crache no convoo e crache no mar, a fim de verificar aplicação de normas, bem como os procedimentos relativos à manutenção, operações e segurança de aviação.
Ao final das VSA’s, foi constatado que os dois navios encontravam-se em condições satisfatórias para conduzirem operações aéreas com segurança.
FONTE: DAerM
Wiltgen na hangaragem do UH-17 ele está sem as pás do rotor principal. Elas não dobram, ou esse proceder é só enquanto do translado. Sabes?
Sérgio,
A dobragem das pás do UH-17 são duas a vante e duas a ré, impossibilitando a hangaragem dessa forma no navio, então decidiu-se retirar as pás do rotor principal.
Esse assunto eu abordei no artigo sobre a avaliação do H145. A Airbus desenvolveu um kit para dobragem das pás, provavelmente a MB vai adquirí-lo.
Abs,
Valeu, obrigado!