O Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), realizado anualmente pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, é um evento internacional que se encontra na sua décima quinta edição.
Seu objetivo é criar um ambiente adequado à troca de experiência entre os setores acadêmico e industrial da sociedade civil e militar e o setor operacional das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento no âmbito da Política e Defesa Nacional.
INSCREVA-SE
Áreas temáticas
O SIGE aceita trabalhos em áreas de interesse da Defesa relacionados com Análise Operacional, Comando e Controle, Guerra Eletrônica e Sistemas de Armas. Para este ano, foram eleitos os seguintes temas como foco principal do Simpósio:
1. Apoio à decisão multicritério
2. Decisão Sob Incerteza
Neste tema, os trabalhos deverão ser, prioritariamente, focados em aplicações em Lógica Fuzzy, Cadeias de Markov ou Redes Bayesianas. No entanto, trabalhos com Sistemas Baseados em Conhecimento para o apoio à decisão sob incerteza também são de interesse do evento, independentemente da aplicação utilizada.
3. Defesa Cibernética
Neste tema, os trabalhos deverão ser prioritariamente, mas não exclusivamente, sobre: a consciência situacional cibernética o reconhecimento de padrões e buscas em bases não estruturadas para Inteligência Cibernética, modelos de avaliação de dependência aplicadas a infraestruturas críticas (IC), modelos e arquiteturas de resiliência aplicadas a IC e metodologia de riscos e governança.
4. Delineamento de experimentos
5. Engenharia de Ontologias
Neste tema, os trabalhos deverão ser prioritariamente, mas não exclusivamente sobre: Abordagens baseadas em ontologias e aplicações com inferências em bases de conhecimento.
6. Gestão do conhecimento aplicada à AO
7. Integração de Sistemas Embarcados
Neste tema, os trabalhos deverão abordar, preferencialmente, assuntos sobre vulnerabilidade, características elétricas, características de protocolos, análise de dados em redes utilizadas em sistemas embarcados, tais como: MIL-STD-1553B, ARINC429, ARINC 664 (AFDX), ARINC 717 e CANBus.
8. Laser e suas aplicações em Defesa
Neste tema, os assuntos devem abordar, preferencialmente, sistemas laser aplicados ao setor de defesa, sistemas laser de auxílio à determinação de características atmosféricas, radar a laser (LIDAR), bem como medida de ataque e de proteção eletrônica em sistemas de defesa eletroópticos.
9. Otimização e estatística aplicada à AO
10. Propelentes, Explosivos e Pirotécnico
Neste tema, encoraja-se os pesquisadores a submeterem trabalhos com foco preferencial em novos conceitos e tecnologias de propelentes, explosivos e pirotécnico aplicados em mísseis, motores foguetes e motores aspirados.
11. Radar e Suas Aplicações
Neste tema, encoraja-se os pesquisadores a submeterem trabalhos preferencialmente focados em sistemas radar aplicados em defesa, análise e síntese de sinais radar, técnicas de medição e classificação de emissores radar, medidas de ataque e de proteção eletrônica de sistemas radar.
12. Radio Definido por Software (RDS) e Suas Aplicações em Sistemas de Comunicações Militares
Neste tema, encoraja-se os pesquisadores a submeterem trabalhos relacionados com sistemas de comunicações utilizando a técnica de Rádio Definido por Software (RDS) para a transmissão segura de dados, vídeo e voz nas diversas faixas do espectro eletromagnético, para aplicação em sistemas de comunicações militares, com foco preferencial em novos conceitos, tecnologias e sistemas RDS aplicados em comunicações seguras civis e militares.
13. Radiometria e Espectrometria
Neste tema, encorajam-se trabalhos com foco na quantificação de propriedades eletroópticas de materiais e sistemas sensores, voltados à identificação das características de emissão, reflexão, transmissão e absorção de fontes, de alvos/objetos e do meio circundante, bem como a sensibilidade e a eficiência de elementos detectores e de dispositivos/sistemas de detecção, sejam imageadores ou não. Podem ser explorados nesse tema, investigações de métodos e técnicas de medição de características radiométricas (associadas à intensidade e geometria de distribuição) e espectrais (associadas ao posicionamento e à largura de banda) do sinal emitido, refletido ou transmitido, em uma ou várias bandas das regiões do espectro óptico (regiões do ultravioleta ao infravermelho termal). São termos comuns dessa temática: reflectência, transmitância, espectrometria, comportamento espectral, assinatura espectral, assinatura radiométrica, função de distribuição de reflectância, sensoriamento remoto hiperespectal, resolução e calibração (radiométrica, espectral e espacial), campo de visada instantâneo, correção atmosférica, relação sinal-ruído, responsividade, detectividade, entre outros.
14. RF e Microondas e Suas Aplicações em Defesa
Neste tema, a Comissão Organizadora do Simpósio encoraja os pesquisadores a submeterem trabalhos preferencialmente focados em sistemas de RF e de microondas aplicados ao setor de defesa, tais como aplicações sistemas de radar, receptores de guerra eletrônica e sistemas de comunicações.
15. Simulação de Cenários de Interesse de Defesa (Comando e Controle, Operação Civil-Militar, etc.)
16. Sistemas de RF/Microondas em Fotônica
Neste tema, a Comissão Organizadora do Simpósio encoraja os pesquisadores a submeterem trabalhos preferencialmente focados em transmissão remota de sinais de RF/microondas e de radar em fibra óptica, geração e processamento de sinais de RF/microondas com tecnológica de fotônica, novos conceitos e técnicas de modulação e de detecção de sinais ópticos e suas aplicações em comunicações ópticas.
17. Tecnologia de infravermelho (IR) e suas aplicações
Este tema será dedicado, preferencialmente, à apresentação de trabalhos recentes desenvolvidos pela comunidade acadêmica focados em aplicações militares. A Comissão Organizadora do Simpósio motiva os pesquisadores a submeterem trabalhos nos seguintes tópicos de interesse: projeto, análise, modelagem e teste de detectores IR e sistemas de imagem IR; análise, modelagem e medição de fontes IR; óptica em IR; propagação atmosférica em IR; novas tecnologias e conceitos de IR e de resfriamento.
18. Sensoriamento Remoto aplicado à Defesa