Por Dylan Malyasov
O Departamento de Defesa dos EUA iinformou quinta-feira que a Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, recebeu US $ 470,8 milhões por um contrato para construir seis helicópteros presidenciais VH-92A. Esses helicópteros fazem parte do programa de 23 aeronaves registrado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
Sob os termos do contrato, conhecido como LRIP (Low Rate Initial Production) Lote II, a Sikorsky começará a entrega de seis helicópteros VH-92A em 2022. As demais aeronaves de produção serão entregues em 2022 e 2023.
“O programa continua a progredir dentro do orçamento e dentro do cronograma de aquisição planejado”, afirmou o coronel Eric Ropella, gerente de programas presidenciais de helicópteros PMA-274. “O contrato LRIP Lote II reforça a importância dessa missão do Corpo de Fuzileiros Navais, especialmente quando passamos para a próxima fase de testes do governo este ano.”
As aeronaves de teste VH-92A em Patuxent River, Maryland, provaram sua prontidão, passando por rigorosas análises e testes operacionais do governo dos EUA, incluindo mais de 1.000 horas de testes de voo, estabelecendo a maturidade técnica e a prontidão da aeronave e de seus sistemas de missão. A Sikorsky transferiu cinco helicópteros VH-92A para o teste do governo nesta primavera. O programa VH-92A está a caminho de entrar no Teste e Avaliação Operacional Inicial (IOT & E) ainda este ano.
“Agora que estamos aumentando a produção, o programa VH-92A está ganhando força”, disse Dave Banquer, diretor do programa Sikorsky VH-92A. “Este segundo contrato demonstra a confiança que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA tem na capacidade comprovada de Sikorsky de entregar e apoiar o próximo helicóptero presidencial”. Todas as seis aeronaves de produção do primeiro contrato de produção inicial estão passando por modificações na Sikorsky’s Stratford, Connecticut, e estão programadas para começar as entregas em 2021.
A Sikorsky e a Marinha dos EUA integram sistemas maduros de missão e comunicação na aeronave. Esta aeronave fornece capacidade de comunicação para desempenhar as funções do Comandante Chefe, Chefe de Estado e Chefe Executivo. A aeronave VH-92A fornecerá transporte seguro, confiável e capaz para o Presidente e o Vice-Presidente. Esse programa garante acessibilidade e manutenção de longo prazo, utilizando a aeronave S-92 certificada pela FAA, que possui confiabilidade e disponibilidade líderes do setor.
A frota S-92 ultrapassou 1,5 milhão de horas de voo em 2019 e tem em média 14.400 horas de voo seguro por mês. “Os homens e mulheres de Sikorsky valorizam nosso legado de construir e fornecer transporte de helicóptero para todos os presidentes e comandantes em chefe desde Dwight D. Eisenhower”, disse Banquer. “Estamos orgulhosos de continuar esse legado com o helicóptero VH-92A.”
FONTE: Defence.Blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN