A Sierra Nevada Corporation (SNC) confirmou que a Força Aérea dos EUA decidiu comprar sua mais nova aeronave de ataque leve A-29.
A SNC recebeu uma ação de contratação indefinida da Força Aérea dos EUA para fornecer equipamentos de suporte de solo para aeronaves A-29, treinamento de pilotos (incluindo treinamento de atualização de pilotos de instrução), suporte logístico do contratante, peças de aeronaves e manutenção para a missão do Combat Air Advisor para Comando de Operações Especiais da Força Aérea.
“A SNC tem a honra de construir e entregar o A-29, comprovado em combate, para a Força Aérea dos EUA”, disse Mark Williams, vice-presidente de planos e programas estratégicos da aviação para a área de negócios IAS da SNC. “A Força Aérea dos EUA agora terá a oportunidade de implantar o A-29 em apoio às operações dos EUA e aliados. Essa aquisição fornece recursos há muito necessários ao combatente e melhor valor ao contribuinte dos EUA.”
O A-29 é uma aeronave turboélice versátil e poderosa e é conhecida por seu design robusto e durável, que permite executar operações de pistas não preparadas e em bases operacionais avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados.
O A-29 é o padrão-ouro de aeronaves de combate e reconhecimento de ataque leve. O trabalho começa imediatamente sob esse contrato em Jacksonville, Flórida, e Centennial, Colorado. As aeronaves são entregues em 2021 e as atividades de treinamento e suporte continuam até 2024.
O A-29 é a única aeronave de ataque leve do mundo com um certificado de tipo militar da Força Aérea dos EUA.
O A-29 já foi selecionado por 14 forças aéreas parceiras em todo o mundo para oferecer apoio aéreo aproximado e recursos de reconhecimento econômicos. Por mais de uma década, as Forças Especiais dos EUA procuraram adquirir o A-29 para operações de apoio aéreo e reconhecimento.
FONTE: Sierra Nevada Corporation (SNC)
No site da Sierra Nevada está dito que o destino do contrato é “for the Combat Air Advisor mission for Air Force Special Operations Command” que é parte do USSOCOM…
Vai ser vetor de operações especiais afinal…
https://www.sncorp.com/press-releases/usaf-purchases-a-29s-from-snc/
https://en.wikipedia.org/wiki/Air_Force_Special_Operations_Command
ALELUIA!!!
A SNC recebeu uma ação de contratação indefinida da Força Aérea dos EUA…
O que ISSO quer dizer é que a USAF abriu uma espécie de conta corrente na Sierra Nevada onde vai poder encomendar aeronaves sem limites dentro de suas capacidades orçamentárias gerais conforme sua experiência com a aeronave evoluir e as necessidades aparecerem ou forem criadas.
Os preços do Super Tucano são irrisórios perto da maioria da aeronaves que a USAF opera, portanto este tipo de aquisição usando a Sierra Nevada RESOLVE esta novela do Super Tucano nos EUA de uma vez por todas e será muito difícil de bloquearem desta vez.
Uma coisa que PODE ACONTECER (e eu torço por isso) é a USAF chegue a mesma conclusão da FAB que pelas características de performance e cinética de voo o A-29 é um excepcional vetor de treinamento econômico para pilotos de jatos.
SE a USAF optar por este tipo de uso do Super Tucano que a FAB faz à anos, o céu é o limite para este contrato face o tamanho IMENSO da USAF para dar muito mais horas de voo de forma econômica a seus pilotos.
Sempre achei que o Super Tucano entraria na Forças Militares Americanas via Special Forces como se vem tentando à mais de uma década…
A compra via USAF vem a ser para mim meio JAC Motors… INESPERADO!!!
O Super Tucano vem se juntar a FREMM italiana nesta invasão estrangeira aos EUA…
Quantos foram vendidos?
O bom da notícia é o valor que isso agrega à aeronave.
Quantos aviões mesmo?
Grande titulo
EUA são grandes amigos
Vendem 4 AT-6 para a Tunísia por 326 milhões de dólares
e compram para a USAF 2 A-29 ST por 23 Milhões de dólares
grandes amigos
E a Embraer fatura algum, ou fica tudo prós EUA?
Embraer?
o que ser Embraer?
É a FAB é que receberá os royalties por cada aeronave referente a sua propriedade intelectual do projeto da aeronave que a Sierra Nevada repassará a Embraer (dentro do acordo das duas empresas) e esta para a FAB.
Não sei se no acordo entre as empresas a Sierra Nevada repassa algo para Embraer além dos royalties a título de compensação à EMBRAER. Seria uma questão a se perguntar a EMBRAER…
A Embraer TAMBÉM receberá pelas partes e peças de estrutura que ainda não são fabricadas nos EUA e que a Sierra Nevada ainda precisa encomendar a sua parceira para montar suas aeronaves…
OUTRA QUESTÃO que seria interessante fazer uma matéria é em relação ao relacionamento de sinergia em engenharia entre a EMBRAER DEFESA e a SIERRA NEVADA ela vai continuar de forma permanente/contínua ou com o tempo elas se tornarão duas variantes da aeronave distintas?
O modelo do A-29 da Sierra Nevada recebeu outros desenvolvimentos para entrega por lá (por exemplo a blindagem) e tem sensores e armamentos diferentes…
O desenvolvimento do Super Tucano continua na Embraer e nos modelos exportados tem novas características que os modelos originais da FAB não possuem. O que me faz PENSAR se juntando todas estas características de EVOLUÇÃO do Super Tucano não seria possível se ESTUDAR nas duas pontas da relação FAB/EMBRAER um programa de atualização de meia vida (MLU) para modernizar a frota da FAB.
Para a FAB não SE REPETIR no erro que MATOU o Tucano original, que só recentemente foi “corrigido” pelo cliente Colômbia que fez um programa de atualização dos seus Tucanos*.
* que TAMBÉM poderia(deveria) ser feito com os Tucanos da AFA em vista do horizonte próximo da era Gripen na FAB…
Analisando a declaração da SNC e a “quantidade indefinida” contratada, fica a impressão de que essa compra não é daquelas 2 unidades para testes, mas, talvez pra algum parceiro via FMS.
Muito bom! !
Que o KC-390 trilhe o mesmo caminho de sucesso que o A-29.