A Schiebel, membro do consórcio SEACURE (SEabed and Anti-submarine warfare Capability through Unmanned featuRe for Europe) liderado pela Thales, recebeu um contrato da iniciativa do Fundo Europeu de Defesa para sistemas não tripulados. A empresa utilizará seu CAMCOPTER S-300 como plataforma para desenvolver soluções de guerra ASW (Anti-Submarine Warfare e SWB (Seabed Warfare)
O projeto SEACURE, que envolve 35 empresas de 13 nações europeias, visa proteger a infraestrutura marítima crítica alavancando sistemas aéreos, de superfície e subaquáticos não tripulados para a detecção, classificação, identificação e rastreamento de ameaças subaquáticas em ambientes complexos.
O CAMCOPTER S-300, com um peso máximo de decolagem de 700 kg, oferece mais de 24 horas de autonomia com sistemas avançados de imagem e radar, ou cerca de 6 horas ao transportar uma carga útil de 250 kg. O drone é o primeiro sistema operacional de decolagem e pouso vertical (VTOL) em sua classe a fornecer tal desempenho. O projeto está definido para concluir com testes marítimos em larga escala até 2028.
“Estamos trabalhado com sucesso junto a Thales em várias soluções ASW para o S-100 desde nossa primeira participação no exercício REPMUS da OTAN em 2022. Devido à sua maior resistência e maior capacidade de carga útil, o S-300 abre uma infinidade de novas possibilidades para ASW e SBW. O projeto SEACURE se alinha perfeitamente com nosso roteiro de desenvolvimento do S-300 e estamos orgulhosos de fazer parte de um projeto tão significativo”, disse Hans Georg Schiebel, presidente do Schiebel Group.
O CAMCOPTER S-300 foi projetado para atender às necessidades de usuários que exigem longo alcance, maior autonomia e capacidade de transportar carga pesada. Ele é ideal para tarefas de ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance).
O S-300 também é capaz de missões de transporte de carga ou lançamento de sonobóias para operações ASW. Seu rotor dobrável de três pás permite fácil armazenamento e manutenção em espaços confinados como hangares de navios e pode ser controlado usando a mesma estação de controle terrestre do CAMCOPTER S-100.