Na manhã de 12 de Dezembro, a Textron AirLand completou com sucesso o primeiro vôo do Scorpion, novo bimotor à jato tático da empresa, que foi revelado no início deste ano. O Scorpion decolou da Base Aérea de McConnell em Wichita, Kansas, e voou por quase 80 minutos.
“O vôo foi concluído conforme o planejado “, disse o piloto de testes Dan Hinson. “Tendo muitos anos de experiência em aeronaves táticas ao longo da minha carreira de 23 anos com a Marinha os EUA e com outros fabricantes de aviões, posso dizer que o Scorpion se compara muito favoravelmente com aeronaves mais caras atualmente usadas para missões de baixa intensidade”.
A meta para o primeiro vôo foi “avaliar as características de baixa velocidade especialmente na configuração de pouso para ter certeza de que temos uma boa controlabilidade”, disse o engenheiro-chefe do programa Scorpion Dale Tutt. “À medida que avançamos com o envelope de teste de vôo, vamos expandir para altitudes mais elevadas, velocidades mais altas e avaliar o avião em diferentes configurações.”
A equipe já havia avaliado a configuração de baixa velocidade em testes de túnel de vento, em setembro de 2012, em San Diego e de alta velocidade em testes de túnel de vento, em janeiro deste ano em uma instalação no Reino Unido.
Segundo o presidente da Textron AirLand Bill Anderson, o projeto Scorpion foi concebido em 9 de janeiro de 2012, e conseguir um jato militar sair da prancheta para o céu em menos de dois anos, é ambicioso, para dizer o mínimo. Mas a equipe empregou algumas estratégias inteligentes para chegar lá.
Tutt , que vem trabalhando para Cessna, subsidiária da Textron, em vários cargos de engenharia desde 1998, disse que uma das razões pelas quais o desenvolvimento foi tão rápido é que o Scorpion incorpora um grande número de sistemas existentes ou maduros, alguns das linhas de produtos da Cessna. Os motores turbofan comerciais também oferecem uma queima de combustível muito mais baixa do que a de aeronaves militares convencionais. “Isto é muito parecido com um jato executivo e podemos comparar a nossa economia com a de nossos jatos executivos”, disse Tutt.
A equipe de projeto também trouxe fornecedores cedo e, em alguns casos, projetou o avião em torno de sistemas existentes. O assento ejetor é um exemplo onde esta estratégia deu certo. “A Martin -Baker veio muito cedo e eles olharam para o nosso projeto de cockpit e deixaran claro que, se não tivessemos mudado algumas dimensões na cabine nós teríamos que gastar milhões de dólares para modificar o assento”, disse Anderson.
As estratégias de desenvolvimento permitiram Textron AirLand para manter o custo do Escorpião abaixo de US$ 20 milhões, disse Anderson. E o custo das operações é esperado para ser abaixo de US$ 3.000 por hora, uma redução significativa de custo em relação a outros jatos militares. De acordo com o Major General aposentado da USAF Paul Weaver Jr., a Força Aérea tem citado o custo por hora para a A10 em cerca de US $ 13.000 e o do F-15 chegando até 23.000 dólares.
A idéia do Scorpion veio de visionários da AirLand e o projeto foi inteiramente financiado pela Textron. No entanto o Scorpion ainda não tem clientes. “Não temos nenhum contrato, mas nós certamente temos muito interesse positivo tanto no mercado interno quanto no mercado internacional”, disse Anderson. “Poderíamos estar entregando nosso primeiro avião a um cliente entre 15 a 18 meses após o contrato foi assinado. Temos os recursos e as ferramentas para construir outro avião imediatamente.”
FONTE: Scorpionjet.com / Textron
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
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