Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho
O Comando de Aviação do Exército realizou no sábado (01) mais uma edição do “Sábado Aéreo do CAvEx”, uma excelente oportunidade para interagir com a população de Taubaté e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Com uma estrutura bem montada e muito organizada, as diversas atrações garantiram a presença de um grande público, e quem esteve no evento pôde conhecer um pouco mais das atividades realizadas pela Ala Aérea do Exército Brasileiro.
O público pode ver materiais militares utilizados pela Aviação do Exército, das Organizações Militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, como a 12ª Cia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel, veículos militares e peças que vão compor o acervo do futuro museu da Aviação do Exército.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo também prestigiou o evento, com apresentações do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (5º BPM/I) através do 3º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (3º BAEP), que realizou demonstração do Canil com Operações com Cão e da presença do Águia 5, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediado no Comando de Policiamento do Interior – 1 (CPI-1), em São José dos Campos.
Esquadrilha Céu
Abrilhantando o evento, a Esquadrilha Céu realizou uma apresentação perfeita, encantando o público com manobras radicais, demonstrando todas as capacidades acrobáticas de suas aeronaves, encantando a todos os presente e homenageando a Aviação do Exército.
Demonstração de Capacidades da AvEx
As aeronaves do CIAvEx e dos 1º e 2º Batalhões de Aviação, que estão sediados em Taubaté, fizeram um demonstração aérea ao público presente, iniciando pelo lançamento de paraquedistas do Exército. Representados pela Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt) e pela equipe de salto livre “Os Cometas”, os militares saltaram de uma aeronave HM-4 Jaguar (H225M) do 1º BAvEx, a 12.000 pés sobre o CAvEx.
Na sequência, um HA-1 Esquilo do CIAvEx, armado com um lançador de foguetes e um casulo de metralhadora axial, realizou uma bela apresentação, com várias manobras a baixa altura, mostrando toda a versatilidade da aeronave.
O 1º BAvEx participou com uma aeronave HM-4 Jaguar que realizou uma demonstração de infiltração de tropa utilizando a técnica de Fast-Rope. Esse método é executado quando existe a necessidade de infiltrar os combatentes no menor tempo possível de exposição do helicóptero, com os militares descendo pela corda utilizando apenas braços e pernas.
O HM-4 é a aeronave mais moderna utilizada pelo Exército Brasileiro e por dispor de aviônicos e sistemas no estado da arte, são empregadas em missões de Operações Especiais, podendo infiltrar ou exfiltrar as tropas tanto no período diurno quanto noturno.
O 2º BAvEx participou com um helicóptero HM-1 Pantera K2, que realizou a demonstração de técnicas aeromóveis como infiltração de tropa por Rapel e extração pelo método McGuire, que consiste em retirar uma equipe através da utilização de cordas quando não e possível efetuar o pouso em local próximo, permanecendo o helicóptero em voo pairado a pelo menos 100 pés (cerca de 30 metros) acima da equipe.
Em seguida, uma aeronave HM-3 Cougar realizou o içamento de carga externa, transportando um veículo com o auxílio do guincho de carga (cargo hook), fechando a apresentação aérea da AvEx e encerrando o evento.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece a fidalguia com que foi recebido pelo General Aguiar (CAvEx), a ajuda dos Majores Rezende (E5), Crovato, Lázaro e Sednem (1º BAvEx) e a todos os militares que colaboraram para cobertura dos eventos. Parabenizamos também o General Aguiar por manter o CAvEx no circuito de eventos aeronáuticos brasileiros.
Alguma noticia sobre os AH-1W oferecidos, será que há alguma esperança mesmo que remota de de virem?
Sem chance!