Por Christopher Jasper e Hanna Hoikkala
A Saab tem como alvo uma enxurrada de acordos de exportação para a versão mais recente de seu avião de combate Gripen, após o primeiro voo do modelo destinado ao Brasil como parte de um contrato histórico entre a empresa e a Força Aérea Brasileira.
A Saab está colocando o Gripen contra uma linha formidável de caças rivais da Boeing Co., Lockheed Martin Corp., Eurofighter e da francesa Dassault Aviation, mas vê um forte potencial de vendas em um lote de propostas atuais, disse o chefe da aeronáutica Jonas Hjelm em uma entrevista.
Entre as perspectivas de pedidos mais importantes estão um requisito para 60 da Suécia, Finlândia, uma licitação canadense para 88 jatos em que Eurofighter e Dassault já desistiram, o campo reaberto da Croácia para substituir o Mikoyan MiG-21 e um concorrência na Colômbia, onde Hjelm disse o acordo no Brasil pode fornecer um modelo para uma oferta vencedora. Ele reiterou uma meta de 400 a 500 pedidos do Gripen em 15 anos, ou mais de 10% do mercado de caças disponíveis.
“Vencer no Brasil foi fantásatico”, disse o executivo por telefone. “Isso realmente nos coloca no mapa do mundo. O TX também é fantástico. A Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Americana não escolhem um produto que não seja um bom produto. É um reconhecimento, e acho que vamos nos beneficiar no geral.”
O requisito finlandês de 11 bilhões de euros ( US $ 12,2 bilhões ) está no “topo da lista” entre os destacados concursos de caça, disse Hjelm, com o novo Gripen E a ser demonstrado em testes de vôo no início do próximo ano e um concorrente preferido selecionado por início de 2021.
Oferta na Colômbia
Os fabricantes devem apresentar propostas para a concorrência canadense, agora uma corrida de três candidatos com a Boeing e a Lockheed Martin, no primeiro trimestre de 2020, enquanto o requisito da Croácia está em seus estágios iniciais depois de ser revivido quando o estado dos Balcãs não conseguiu obter os Lockheed Martin F-16 usados de Israel.
Hjelm disse que a Saab está otimista com o requisito colombiano, com a força aérea examinando propostas e provavelmente responderá ainda este ano ou no início do próximo. A indústria aeroespacial do país sul-americano é avançada o suficiente para que a Saab possa oferecer compartilhamento de trabalho e transferência de tecnologia para ajudar a ganhar o pedido, disse ele, paralelamente as tentativas que ajudaram a garantir o acordo brasileiro de 36 jatos.
O quarto Gripen E construído e o primeiro avião de produção foram ao ar em 26 de agosto e foram apresentados ao Brasil em uma cerimônia na Suécia, com a presença do ministro da Defesa do país, Fernando Azevedo e Silva, e do chefe da força aérea, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, bem como o presidente executivo da Saab, Hakan Buskhe.
O caça permanecerá na Suécia para continuar os testes de vôo, com o marco da primeira entrega efetivamente alcançado, a Saab também procurará explorar as perspectivas de um acordo subsequente.
Impulso de lucro
Outros possíveis compradores do Gripen incluem a Áustria, Filipinas e a Índia, onde uma grande concorrência para mais de 100 aviões é iminente depois que a Dassault-Rafale venceu um pedido inicial truncado, disse Hjelm. Ele disse que não há notícias sobre a venda subsequente da variante E para a Suécia, que tem 60 aviões encomendados.
O executivo disse que entende os comentários do novo CEO, Micael Johansson, enfatizando que é hora da Saab começar a aumentar os ganhos e o fluxo de caixa, realizando seu pesado investimento anterior em desenvolvimento.
“Não é hora de relaxar”, disse ele. “É hora de entregar. Especialmente do meu lado. Eu tenho uma grande parte do atraso”.
FONTE: Bloomberg
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
E o Brasil não vai pedir mais? 36 é pouco para um país do tamanho do nosso!
Se sabe que o governo brasileiro tem interesse de ampliar a compra projetando em mais dois lotes totalizando 108 caças se não me engano.
Eu ainda acho que o melhor teria sido a Embraer ter se juntado com a SAAB e não a Boeing, uma completa o portfolio da outra e hoje poderíamos ter uma esperança maior de encomenda de um segundo ou até mesmo um terceiro lote de gripen
A parceria com a Boeing, tem outro propósito, amigo Gilbert, que é na área da Aviação Comercial. Nesse quesito, a Saab está muito aquém, inclusive da própria Embraer. Para enfrentar ser concorrente direto, que é a família Airbus A220 ( ex Bombardier C Series ), o jeito é se unir com a gigante Boeing para competir com a também gigante Airbus. Se não houver essa parceria, os dias da Embraer estão contados. É só notar que, enquanto o C Series era somente da Bombardier, as vendas eram muito inferiores às da Embraer, e depois de incorporada à Airbus, as vendas subiram significativamente, enquanto que a Embraer foi perdendo mercado.
Segundo se sabe, o governo brasileiro tem em mente, ampliar o numero de caças, em mais dois lotes, totalizando 108 caças, que serão suficientes para a proteção do espaço aéreo nacional. Lógico que a ampliação se dará em um determinado tempo, talvez após 2023, 2024 e assim mesmo um lote apenas de 36 novos caças, dando aí já setenta dois caças……
36 é pouco pro Brasil. tem que pelo menos dobras. Dinheiro tem rodando nos bolsos alheios.
Quem sabe todo este otimismo comercial da Saab não leve a ressurreição de um futuro Gripen G/H de 5ª geração…
A adesão da Suécia ao projeto Tempest britânico apontava inicialmente o Gripen E/F como o fim de linha para a dinastia do projeto nacional sueco Saab-Gripen.
No futuro saberemos se este atual entusiasmo comercial da Saab é um renascimento real ou mera euforia típica de um último Baile Imperial na Ilha Fiscal…
Eu só não vi qualquer relação entre o título e o corpo da matéria. O “voo histórico para o Brasil” nem foi citado no texto e a busca por vendas da SAAB segue normalmente, independentemente desse “voo histórico para o Brasil”.
Acredito ter sido mera figura de linguagem para dizer que um importante contrato com o Brasil, salvou o projeto.
Foram muitos anos aguardando a resolução desse FX e acredito que foi a melhor escolha… espero que não fiquemos realmente só neste primeiro lote…