A Saab não tem demonstrado desejo em retardar o aprimoramento contínuo das versões C e D do Gripen, apesar do desenvolvimento de sua próxima geração, o Gripen E.
“É um avião que vai voar até 2030, pelo menos”, disse Lennart Sindhal, “O Gripen C/D não é algo do passado, é algo do futuro e nós prevemos ter mais clientes do C/D. Portanto, não é como se nós deixássemos a era C/D para entrar na E, nós vamos ver isso acontecer em paralelo”, completou Sindhal.
A Saab concluiu recentemente “Edição 20” de suas atualizações para os modelos C/D, que estarão operacional em 2015. As últimas melhorias introduziram uma série de modificações de guerra eletrônica e também a integração do míssil Meteor, da MBDA.
Sindhal acrescenta que ainda há refinamentos previstos, incluindo uma atualização do sistema de radar dos C/D, no entanto, segundo ele, não vai chegar a capacidade do radar AESA que foi selecionado para o Gripen E.
A empresa também estuda outras potenciais variantes, que inclui uma versão naval, o Sea Gripen, e uma versão remotamente pilotada, que para Sindahl, esta última não é esperada para antes de 2040.
Imaginei que a versão E fosse substituta dos C/D. Será que as unidades C/D que virão como solução tampão até a chegada dos E NG BRs chegam ano que vem?
Versão remotamente pilotada? Há de se convir que até 2040 um “hipotético” Drone Gripen possuirá tecnologias que nem o versão NG terá agora. Nesse caso um operador bem treinado com um desses nas mãos seria um páreo duro para qualquer potencial inimigo