Os testes de voo do Gripen E acontecem em conjunto em três locais na Suécia e no Brasil, onde a Saab trabalha com os dois clientes. O programa de testes está ocorrendo de acordo com o planejado e avançando a toda velocidade. Antes do final do ano, terá início a fase de entrega das primeiras aeronaves Gripen E, quatro para o Brasil e duas para a Suécia.
A fase de entrega inclui muitas atividades, como embarque, atividades de certificação final, bem como atividades de entrega com as autoridades e clientes. O primeiro Gripen E da Força Aérea Sueca chegará ao Skaraborg Air Force Wing (F7) em 2025.
O Comandante da Força Aérea Sueca anunciou recentemente que o Skaraborg Air Force Wing (F7) será a primeira unidade da Força Aérea Sueca a receber o Gripen E. Os testes de voo e os preparativos estão em andamento para tornar a introdução da aeronave o mais eficaz e suave possível.
“Em um ambiente geopolítico em deterioração, a Força Aérea deve permanecer relevante na defesa aérea da Suécia no futuro, o JAS 39 E Gripen significa um aumento na capacidade e garante isso. Já estamos ótimos e com o Gripen E estaremos ainda melhores, criando um problema militar para um adversário. Simplesmente nos tornamos mais astutos e perigosos”, disse Carl-Johan Edström, o Comandante da Força Aérea sueca.
Com a entrega cada vez mais próxima e o envelope de voo em contínua expansão, os testes estão em uma fase intensa com nove aeronaves prontas e tendo mais para chegar até o final do ano.
No momento, diferentes testes de configurações estão sendo conduzidos com as aeronaves Gripen E de teste e produção em série, como por exemplo, diferentes configurações para combate ar-ar e de configurações de reconhecimento.
Paralelamente, os testes com sistemas táticos estão recebendo prioridade cada vez maior. Além de testes com sensores individuais, principalmente com foco em sistemas de radar e EW, colaboração e fusão entre todos os sensores, suporte à decisão e apresentação também são testados.
Mais adiante, também haverá trabalho intensificado para verificar armas e cargas externas, o que envolverá uma série de campanhas de teste anuais no Campo de Teste de Vidsel, no norte da Suécia.
“O anúncio do Skaraborg Air Force Wing (F7) como a ala que introduzirá o Gripen E na Força Aérea Sueca parece emocionante. É a prova de que estamos nos aproximando da fase de entrega. Graças a um tremendo esforço de todos os funcionários da Saab e uma excelente colaboração com nossos clientes, agora temos uma plataforma estável e um produto maduro”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da Saab Aeronautics.
E só revogar uma portaria do MF e obrigar a repatriacaoy de ao menos uns 70% dos dólares de exportadores que o Real se valoriza frente ao dólar mediante uma maior oferta da moeda americana no mercado. Hoje com a possibilidade dos nossos exportadores manterem até 80% investidos no exterior acaba tornando a nossa economia quase estéril pois não produz riqueza. Trabalhamos, exportamos e o resultado é mais miséria. Pois as exportações forçam os preços dos alimentos para cima. Mesmo a produção e oferta de petróleo a preços elevados no mercado também acaba gerando aumento de preços de combustíveis e mais carestia pois a Petrobrás vende o petróleo no mercado interno ao mesmo que oferta para o exterior. A venda de nossas refinarias para grupos estrangeiros teve como consequência principal a redução do refino e aumento na exportação de combustíveis e lubrificantes. Tudo isso ao passo que as reformas trabalhistas e da previdência trouxeram como principal consequência até agora apenas a redução da renda. O resultado é horrível para a economia pois o ciclo se completa com a baixa no consumo e com o fechamento de unidades produtivas com mais desemprego. Soma-se a isso uma política artificial de juros baixos que sem oferta real de créditos e com a inadimplência nas alturas acaba por afugentar até mesmo o investimento expeculativo de curto prazo… Ou seja a política econômica ultra-liberal é a real e mais temível inimiga e adversária do Brasil. Enquanto isso os nossos generais enchem as burras acumulando cargos e benefícios no governo… Mas no final eles bradam: Brasil acima de tudo! E ficará tudo bem…
Mesmo assim PARECE, pela matéria, que o Gripen E estará operacional na FAB antes da Flygvapnet, só 2025 na Suécia?
Os Suecos estão solidamente servidos pela sua frota atual de Gripen C/D… Suecos suaves com suas naves…
A FAB está se virando com os venerandos F-5M desde que aposentaram os Mirage 2000 em dezembro de 2013!!!
A pressa então DEVE ser toda da FAB, mas a pindaíba orçamentária atrapalha até mesmo a incorporação do caça mais barato de voar…
Ê lasqueira…
SAAB e Suécia, parceiros de confiança.
Segundo informações recentes a entrega de quatro Gripen ao Brasil foi adiada. Agora ficou para o primeiro semestre de 2022. Alguma surpresa? Nenhuma.
Parece que serão 2 este ano e mais 2 começo do ano que vem…
Se as “informações recentes” que você viu forem as mesmas das minhas, foi dito que serão 2 Gripens para esse ano e mais 2 no segundo semestre de 2022.
Qual a sua fonte?
Pelo que eu saiba, serão entregues 2 esse ano e mais 2 no segundo semestre de 2022. E serão entregues separadamente por questões de segurança.
Eu não acredito que trazer 2 esse ano e dois em 2022 seja questão de segurança (imagina outros países que recebem quantidade bem maiores de uma só vez), pra mim, é questão orçamentária, ganhar tempo pra vê se entra mais verba.
Brasil necessitando logo desses caças e atrasando entrega por questão de segurança, vindo os quatros numa remessa só, economizaria no frete, já que deve vir de navio.
Mas é esperar mais um pouquinho que vai chegar.
Vi uma foto da época,os sul-africanos receberam quatro aeronaves de uma vez, levadas juntas no porão de um navio…
Pois é, se fosse questão de segurança, viriam os quatros de uma só vez em 2 navios diferentes, agora essa separação por meses pra mim não tem lógica a questão de segurança…