A Saab entregará à Força Aérea Brasileira (FAB), amanhã, a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.
“Com a atualização a empresa identifica alguns itens do avião que já ficaram obsoletos ou que deixaram de ser fabricados”, conta o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi. O documento feito pela Saab também avalia o impacto que a escolha de um novo tipo de armamento pela FAB terá no custo e integração à aeronave.
Em paralelo à essa discussão, a FAB negocia os detalhes do contrato, que prevê a compra de 36 caças Gripen NG. O negócio foi estimado em US$ 4,5 bilhões e, de acordo com o presidente da Copac, deve ser assinado até o fim deste ano.
Nas próximas duas semanas, segundo Crepaldi, os especialistas do programa F-X2 estarão reunidos para rever a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela Saab, assim como uma atualização do plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça, com o detalhamento da divisão de trabalho de cada uma delas. A Embraer foi escolhida como empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.
FONTE: Valor Econômico
Esse caça armado até que fica bonitão, mas é um pena saber que na maioria das vezes no Brasil esse bichão só vai andar desarmado.
O normal e isso mesmo, ninguém gasta hora de vôo de mísseis caríssimos nem carrega demais a célula.
Aproveitando que o site também engloba força naval, Padilha o que vc acha dos mísseis Exocet? Você acredita que temos Fragatas suficiente? Como estamos em termos de defesa marítima???
Não ficou claro para mim uma coisa. Esses 36 que foram comprados chegam em caráter emergencial ou esses 36 ainda serão fabricados??? O Brasil fica desprotegido até lá com o Mirage 2000???
Os 36 ainda serão fabricados (ainda estão em desenvolvimento) e devem começar a ser entregues, se tudo der certo, a partir de 2018 (talvez 2020). É possível que em 2016 cheguem alguns (10 chute meu) aviões de uma geração anterior (C/D) como tampão.
ainda serão fabricados, e os mirage 2000 ja estão desativados, o que deve vir são gripens da versão c/d de emprestimo
So quero saber quando vão começar a fabricar logo esses bichos???
E será que fecharemos os caças de 5 gereção com a rrusia (pak-fa) ou saab (2020) ?
Só após a assinatura do contrato é que vão traçar as metas para o protejo. Existe uma grande possibilidade que o Brasil depois de adquirir tecnologia junto a SAAB não entrar em um projeto como esses e sim criar o seu próprio, a EMBRAER tem capacidade pra absorver tudo e melhorar.