Em dezembro de 2013, a Boeing e a Saab AB assinaram um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA) para desenvolver e construir em conjunto, uma nova solução de treinamento da Família de Sistemas TX avançada e econômica para a competição para substituir o treinador T-38C Talon da Força Aérea dos EUA. O JDA, com Boeing e Saab AB como companheiros de equipe, cobrem áreas que incluem design, desenvolvimento, produção, suporte, vendas e marketing.
O T-7A passou do conceito ao primeiro vôo em três anos como resultado de um paradigma de “quebrar a norma” que inclui um design modular da aeronave desenvolvido especificamente para treinamento altamente envolvente com recursos de download e desempenho avançado de caça.
Desenvolvimento rápido
Em muito pouco tempo, a impressionante colaboração conseguiu desenvolver e construir um novo sistema de treinamento de pilotos a tempo de ser selecionado pela Força Aérea dos Estados Unidos. Já em 2016, a Boeing e a Saab apresentaram as duas primeiras aeronaves Production Representative Jet (PRJ). Dois anos depois, a Força Aérea dos EUA seleciona a Boeing e a Saab TX Trainer e faz um pedido de 351 aeronaves.
Em 2019, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou seu nome para o novo sistema de treinamento avançado de pilotos TX: o T-7A Red Hawk.
O início da produção e instalação
Em 18 de outubro de 2018 a Saab foi contratada pela Boeing para iniciar a parte Saab do jato e em janeiro de 2020, a Saab iniciou a produção de montagem de sua seção da aeronave T-7A. No final deste ano, a primeira unidade de produção passou com sucesso por todas as etapas de montagem, tanto do ponto de vista do projeto quanto do ponto de vista da construção. A estrutura traseira já entrou na montagem final, pronta para a fase de instalação onde a fiação e os subsistemas são instalados.
Após a fase de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação para a seção traseira do T-7A em Linkoping, a produção da Saab será transferida para a nova e avançada unidade de produção da Saab Aeronautics Indiana em West Lafayette, Indiana, para garantir a produção baseada nos EUA do novo treinador da Força Aérea dos EUA.
O T-7A Red Hawk é uma aeronave totalmente nova projetada especificamente para a missão de treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos. É composto pela aeronave, um sistema de treinamento baseado em solo e uma solução de suporte. A aeronave T-7A possui um sistema também oferece um design de fácil manutenção para suporte de longo prazo.
A Saab é responsável pelo desenvolvimento e produção da seção traseira da fuselagem totalmente instalada. Isso inclui a seção traseira da aeronave, de onde termina o velame até o cone de cauda, juntamente com os subsistemas associados. Asas, estabilizadores e lemes excluídos.
Marcos
5 de dezembro de 2013: Boeing e Saab assinam acordo de desenvolvimento conjunto na competição de treinamento da família TX de sistemas
13 de setembro de 2016: Boeing e Saab revelam as primeiras duas aeronaves PRJ para a competição TX da Força Aérea dos EUA
20 de dezembro de 2016: TX conclui o primeiro voo
24 de abril de 2017: 2ª aeronave TX decola
27 de abril de 2017: Ambas as aeronaves TX sobem aos céus, juntas em voo
18 de setembro de 2017: Saab oferece capacidade de produção com base nos EUA para aeronaves TX Trainer
27 de setembro de 2018: A Força Aérea dos EUA seleciona a Saab e o Boeing TX Trainer
18 de outubro 2018: Saab recebe pedido da Boeing para a aeronave de treinamento avançado avançado TX
16 de setembro de 2019: A Força Aérea dos EUA anuncia o nome oficial do serviço da aeronave como T-7A Red Hawk
24 de outubro de 2019: T-7A recebe o “Prêmio Game Changer” da Aviation Week
10 de janeiro de 2020: A Saab iniciou a produção de montagem de sua seção da aeronave T-7A
6 de dezembro de 2020: A Saab move a primeira unidade de produção da montagem para a instalação final.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Gripen Blog
Sei que muitos defendem que não precisamos de um lift, não precisamos de um jato para fazer transição para o Gripen, etc, etc, etc…
…mas, eu gostaria muito de ver uma versão de treinamento/ataque leve desta aeronave nas cores da FAB, não custa sonhar.
Já eu concordo plenamente com você até porque o envelope de vô é bem diferente de um jato para um turboélice.
Depois a hora de voo em um caça com o Jas-39E é maior que a de um lift e sem um lift o piloto terá que voar por mais tempo para se adaptar ao caça de primeira linha aprendendo como o caça reage aos seus comandos em função de der um jato.