A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para a aquisição de pods designadores de alvo LITENING 5 adicionais, incluindo capacidades de manutenção. O pedido está avaliado em SEK 390 milhões.
O LITENING 5 é usado na designação precisa de alvos por meio de mira a laser e rastreamento de alvos. A FMV encomendou anteriormente esta versão do LDP para o Gripen E, e agora também está integrada no Gripen C/D. Este pedido inclui pods adicionais, manutenção e peças de reposição.
“Ao construir uma capacidade de manutenção para esta versão do pod de designação de alvos, a Saab está garantindo que as Forças Armadas Suecas possam mantê-los dentro das fronteiras da Suécia”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.
Os pods e capacidades de manutenção serão entregues à FMV em 2026.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Apenas uma manobra comum na Suécia de a FMV encomendar a SAAB e ela vai comprar na Rafael Advanced Systems…
Note-se que o pagamento é feito em coroas suecas à SAAB.
Chama-se desacoplamento político de modo a evitar uma ligação DIRETA do governo Sueco ao governo ou a uma empresa Israelense que possa eventualmente ser envolvida em crime ou este relacionamento direto seja no momento indesejado politicamente.
Pergunta: as versões antigas do Litening, poderão ser atualizadas para esta nova versão 5 ?
Saab?
Mas o Litening é da Rafael…
Leia de novo.