A Saab recebeu um pedido da Administração de Material de Defesa Sueca, FMV, relacionada ao futuro desenvolvimento de aeronaves de caça. O contrato inclui estudos sobre futuras capacidades aéreas de combate.
O estudo é de natureza preparatória e seu objetivo é ampliar o trabalho sobre como as futuras capacidades aéreas de combate podem ser desenvolvidas e realizadas.
O valor do pedido é de aproximadamente SEK 250 milhões.
“Estou muito satisfeito por termos recebido esse pedido, o que permite o desenvolvimento de recursos futuros. Isso significa que podemos intensificar nosso trabalho para desenvolver novos conceitos, tecnologias e outros empreendimentos necessários para alcançar a capacidade operacional relevante e que preparará o futuro para as tecnologias de caça da Saab”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab da Saab.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Da mesma forma que o F-35 ajudou o UK a desenvolver o Tempest, o Tempest vai ajudar a Suecia a desenvolver o FS2020 , o sucessor natural do Gripen… O Brasil pode obter 66 Gripens + 54 Caças FS2020 de 6ª Geração desenvolvidos pela SAAB e montados na SAM, totalizando assim uma frota de 120 caças.
Acredito que o Gripen seja um caça de transição para a próxima geração, tanto no Brasil como na Suécia. Apesar de ser uma excelente plataforma de combate, ele preparará novas tecnologias as refinará doutrinas até então empregadas.
Sucessor do Gripen a vista !!!
Uma surpresa, tendo em vista o comprometimento anterior do governo sueco com o programa Tempest britânico…
Será uma alternativa B real a uma falha catastrófica do programa Tempest (para a Suécia) ou uma forma disfarçada de pressão sueca caso os Britânicos limitem demais a participação sueca no programa da SAAB???
Só o TEMPO dirá…
E a Suécia estando ou não na OTAN o que impactará no Programa Tempest???