A Saab Defence and security, informou em 19.12 que recebeu um contrato para apoio aos Gripen sul africanos. O contrato, no valor de 180 milhões de coroas suecas, terá vigência durante o período de 2013 a 2016. A South African Air Force (SAAF) vem operando o caça Gripen desde 2008, quando o primeiro foi entregue.
A operação do Gripen na África do Sul era inicialmente apoiada pela Saab com contratos de curto prazo. O novo, assinado entre a Saab e a Armscor, permite a Saab conduzir operações de apoio de maneira sustentável e de longo prazo, com alta eficiência e disponibilidade
No contrato constam serviços típicos, como o apoio de engenharia, de manutenção, de reparo e de revisão e fornecimento de sobressalentes, incluindo tamb[em as publicações técnicas.
“A assinatura do contrato marca o início de um relacionamento mais profundo entre a Saab, a Armscor e a SAAF. As operações do Gripen passam a ir além da fase de testes e entregas, com esforço específico de curto prazo para uma força de caças sul-africanos verdadeiramente sustentável e constantemente apoiada pela Saab”, disse Magnus Lewis-Olsson, chefe da área de mercado para a África Sub-Saariana da Saab.
a SAAF ja tinha até armazenado seus gripens por falta de manutenção, agora perceberam que é mais caro deixar esse equipamento groundeado por falta de suporte tecnico do que pagar por um eficiente serviço que manterá a frota atuante