O ‘chairman’ da Saab na Índia, Lars-Olof Lindgren disse ao jornal StratPost, da intenção de sua empresa em oferecer a aeronave para a produção na Índia.
Isto vem num momento em que o primeiro-ministro Narendra Modi, começou uma campanha para incentivar indústria, em particular as empresas estrangeiras, a produzirem na Índia.
“Estamos preparados para criar uma empresa de joint venture na Índia e produzir, para a Índia, utilizando a força de trabalho indiana. Você vê a combinação de um grande número de engenheiros indianos altamente qualificados e a alta tecnologia da Suécia no campo da indústria aeroespacial – é uma combinação perfeita “, disse Lindgren, ex-embaixador sueco para a Índia.
A Saab trabalha discretamente em um plano para construir o Gripen na Índia e Lindgren disse que sua empresa já fez a lição de casa para isso.
Nós já temos um plano para nossas aeronaves serem “Made in Índia”. Ele já está lá, porque nós preparamos para nós mesmos todos os projetos para a fábrica, o layout da fábrica, como ficaria e como o fluxo de produtos iria funcionar e também preparar os sub-empreiteiros na mesma área, por isso fizemos muito do trabalho necessário para produzir na Índia.
Nós trabalhamos bastante por dois anos, nos preparando para a necessidade da Força Aérea Indiana.
E já preparamos o terreno muito bem. Temos um modelo de como a fábrica poderia ser, como o sistema de produção poderia ser na Índia – por isso estamos bem preparados para isso.
Temos trabalhado bastante sobre isso. Nós temos visitado um grande número de ministros de estado em diferentes regiões para discutir isso e de todos os lugares, as respostas foram muito positivas. Temos conversado com um grande número de empresas sobre parceria com a gente, e até agora, os resultados tem sido muito animadores, então eu não estou preocupado com essas coisas. Estes irão se encaixar.
Lindgren enfatizou que a Saab estava propondo ‘real transferência de tecnologia’ em sua proposta para a construção do Gripen na Índia. “Muitas vezes, é só enviar uma chave de fenda e design e, em seguida, nada acontece. Temos visto muitos exemplos disso. O que queremos dizer como transferência de tecnologia, é a transferência real da tecnologia, introduzindo gradualmente a tecnologia na Índia, para que a força de trabalho indiana fique mais e mais familiarizada com a forma de produzir aeronaves de modo que venha a ser utilizada no desenvolvimento da aeronave de última geração. Por isso, quando digo transferência de tecnologia de verdade, me refiro a verdadeira transferência de tecnologia”, disse ele.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Gripenblog
deve ter algum político lá da Índia fazendo charme para conseguir baixar o preço do Rafale, ou pode ser também que estejam dispostos a mudar a escolha do MMRCA, para ver se a França aumenta a caixinha. Governo novo, idéias novas…
“””Governo novo, idéias novas…”””
Nem fala nisso que tem gente que perde o sono por aqui rs rs rs .
Rapaz já pensou ? E a possibilidade existe heim…
Duvido que o Gripen NG saia mais barato que o F-18 SH
Devíamos ter comprado o F-18 SH com a certeza de ser um vetor de alto desempenho , preço justo e prazo de entrega incrivel
Seja lá qual for o resultado deste processo, eu vejo com bons olhos.
Brasil e Índia poderiam compartilhar muitos conhecimentos e agregar a compra de unidades tanto de Gripens quanto de Embraer R-99.
O Brasil não foi eleito o cliente, parceiro, prioritário da SAAB? Que história é esta da India? Se todos produzirem este LIFT, poderíamos pedir um desconto. A cada dia estas notícias provam que quem pagará pelo desenvolvimento do LIFT será o Brasil, e depois a Suécia o distribui a todos por ai…
Alguém poderia me responder, qual seria a vantagem de se produzir estes caças na india de forma geral? E quais seriam os resultados caso houvesse conflito entre india e china a primeira no caso com os caças Gripen? E se haveria algum saldo positivo para o Brasil caso esta aeronave fosse realmente produzida na India.
Primeiro precisamos saber qual o modelo de Gripen que atende as necessidades da Força Aérea da Índia. Depois podemos ver quais as vantagens que ela terá.
Pardal, puxa – saco e capim tem em todo canto, a continuar desse jeito a lista aumenta .
A Índia vai acabar ganhando esses caças de graça.
Mais uma paulada no Rafale,e se der certo será fatal.