Saab reforça e melhora a relação com Akaer, através de um investimento financeiro para o equivalente a 15% da participação acionária na empresa. Assim, se cria uma colaboração estratégica de longo prazo em que a Saab também fará parte do Conselho Consultivo da Akaer.
A Saab e Akaer são parceiras desde 2007, quando a Akaer recebeu a responsabilidade de projetar pacotes de trabalho específicos para o Gripen NG, e a parceria existente, agora passará a ser expandida com o investimento na Akaer. “A Akaer tem alcançado notável progresso em realizações de engenharia aeronáutica e comerciais em uma indústria altamente competitiva. Juntos, podemos explorar mais as possibilidades de negócios tanto no Brasil quanto no exterior. A Nossa cooperação será também reforçada pelo cumprimento dos objetivos técnicos e comerciais do projeto Gripen NG, relacionados aos atuais pacotes de trabalho”, disse o vice-presidente sênior da Saab, Dan Jangblad.
A Akaer vai ficar independente e continuará a ser controlada, e gerenciada, pelo seu fundador enquanto que Saab fará parte do Conselho Consultivo da Akaer. Este movimento está totalmente em linha com a nova legislação brasileira, relacionada com a indústria de defesa. “A Akaer e a Saab compartilham sinergias na área de estruturas aeronáuticas, juntas, podemos atender às demandas de montagem de estruturas para a indústria aeroespacial. Estou certo de que a nossa parceria vai garantir qualidade e negócios de longo prazo “, disse Cesar da Silva, CEO da Akaer.
Este investimento é mais um passo importante para a continuação da concepção, desenvolvimento e futura produção do Gripen NG no Brasil. Outro aspecto importante desta parceria estratégica será com relação a maior participação na indústria aeroespacial e de defesa brasileira e assim, maior acesso a vários programas de exportação de material.
O Brasil é um importante mercado emergente para a Saab, e com a crescente parceria com a indústria brasileira, a Saab pode, em conjunto, entregar capacidades técnicas e militares de última geração, que prevê a autonomia nacional em futuros design, desenvolvimento e operação.
A Akaer é uma empresa de engenharia brasileira que atua desde 1992 no segmento aeroespacial e de defesa, tendo participado dos principais programas nestes segmentos, tanto Brasil como no exterior, oferecendo serviços de alta tecnologia e com soluções inovadoras. Seu foco principal é o desenvolvimento de estruturas aeronáuticas, bem como a gestão de projetos chaves, oferecendo soluções completas, através de uma equipe experiente e bem treinada.
A Akaer é reconhecida hoje neste segmento como uma das principais empresas de engenharia brasileiras com operações globais. A Saab e Akaer são parceiras desde 2007. e em outubro de 2009, as duas empresas assinaram um acordo sobre a participação da Akaer no desenvolvimento no programa Gripen NG. O objetivo este acordo era lançar as bases para uma boa cooperação entre as empresas e para o desenvolvimento e produção da fuselagem traseira, do meio da fuselagem e da asa, incluindo as portas principais do trem de pouso para o Gripen NG. Imediatamente após a assinatura do contrato, uma equipe de engenheiros brasileiros foram à Suécia para se familiarizarem com o projeto do NG, visando participarem do desenvolvimento e aprendendo sobre os requisitos e métodos de transferência de tecnologia da Saab através de “on the job training”.
Ao longo de 2010, as instalações da Akaer no Brasil, se preparou e se certificou para as atividades relacionadas com o desenvolvimento do Gripen NG, o que incluiu as áreas especiais de segurança controlada , equipadas com sistemas avançados de rede, conectados com a Saab, na Suécia. Uma equipe sueca iniciou o trabalho de desenvolvimento na Akaer, com a abertura de um escritório local em Sao Paulo.
No dia 20.10.2010, a Akaer liberou para a Saab, o primeiro modelo em 3D e o desenho de produção do Gripen NG em São José de Campos.
Com isso apartir do próximo ano a AKAER começará os trabalhos no projeto da versão biplace (com dois assentos) do Gripen, que será inteiramente desenvolvida no Brasil.
Ao meu ver, com os já avançados estudos da SAAB no projeto de um SEA GRIPEN, esta versão biplace deverá ser o futuro avião de caça embarcado da Marinha do Brasil.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=16428
Alguém pode me dizer se a Saab tem participação no projeto KC-390?
Eu ainda acho que poderia ser feita uma join venture entre SAAB e Embraer.
A meu ver ambas se complementam.
No passado quem travou esta possibilidade foi a Dassault.
No presente quem o faz é a Boeing.
Esperemos que venham para somar.
Boa notícia, uma maneira da SAAB estreitar as relações com uma das principais empresas brasileiras que participam do programa Gripen NG e injetar o dinheiro necessário para a AKAER adquirir o ferramental, equipamentos e criar sua rede logística e aumentar as instalações físicas da empresa, o que se faz necessário tendo em vista a responsabilidade da AKAER no projeto. Dessa forma a SAAB consegue a garantia da AKAER de que dará conta do recado e ainda participa do conselho administrativo, se a parceria resultar em novos negócios, melhor ainda ! Ótima jogada para quem tem bastante dinheiro no bolso e está de olho em outra bolada bem grande.