Como os sistemas de distribuição de contramedidas protegem as aeronaves militares? Quais são os desenvolvimentos novos e futuros neste campo? Conversamos com Dario De Michela, da unidade de negócios Electronic Warfare Systems da Saab.
Primeiro, explique o que são os sistemas que dispensam contramedidas (CMDS)!
As aeronaves militares de asa fixa e rotativa correm o risco de serem abatidas por mísseis guiados por calor ou guiados por radar. Para protegê-los e à tripulação, as aeronaves são equipadas com sistemas de autoproteção, incluindo Contramedidas Dispensing Systems (CMDS). Esses sistemas são carregados com vários tipos de iscas, dependendo do tipo de ameaça que é antecipada. Ao usar uma combinação de diferentes iscas e distribuidores, a capacidade de sobrevivência da aeronave é significativamente aumentada. Os dispensadores Saab vêm em duas categorias principais: pirotécnicos e eletromecânicos.
O que o seu trabalho envolve?
Meu trabalho envolve lidar com clientes e parceiros da Saab em diferentes países, principalmente Itália, França, Alemanha, Reino Unido e África do Sul, fornecendo CMDS e soluções de guerra eletrônica para atender às suas necessidades.
Eu me concentro principalmente na parte comercial e de marketing do negócio com a ajuda de uma equipe de colegas de várias disciplinas, incluindo engenharia, projeto, qualidade e produção.
Eu realmente gosto de trabalhar em um ambiente internacional, aprendendo diferentes culturas e maneiras de fazer negócios, tentando pensar fora da caixa. A parte de negociação do processo de venda é minha tarefa favorita. A meta é sempre aumentar a satisfação do cliente para ampliar nosso relacionamento comercial.
Explique como funcionam os dispensers pirotécnicos.
Dispensadores pirotécnicos são acionados por meio de um sinal de disparo para um cartucho explosivo, um rojão, que dispensa as iscas.
A família de produtos pirotécnicos CMDS da Saab é chamada de BOP e pode ser equipada com diferentes tipos de iscas: flare, chaff e o avançado Electronic Active Decoy (EAD). O BOP é um dos primeiros dispensadores para aeronaves de asa fixa capaz de disparar para a frente, que provou fornecer proteção muito mais eficaz contra as ameaças infravermelhas modernas.
Um dispensador pirotécnico é geralmente usado em um modo reativo quando uma ameaça é detectada e se aproximando da aeronave.
E quanto aos dispensadores eletromecânicos?
Este tipo de dispensador usa um mecanismo eletromecânico para implantar o engodo. O fato de não ter um cartucho significa que é muito seguro manuseá-lo.
A Saab é única para fornecer este tipo de dispensador. Nossa família de produtos CMDS eletromecânicos é chamada de BOL. Cada unidade BOL pode conter até 160 chaffs ou iscas descartáveis pirofóricas, o que é muito em comparação com a maioria dos outros dispensadores pirotécnicos, que normalmente contêm 30 a 40 iscas.
Usando uma combinação inteligente de iscas, o BOP e o BOL quebram o bloqueio dos caçadores de mísseis guiados por radar ou infravermelho, o que evita que a aeronave seja abatida. Instaladas juntas na mesma plataforma, as contra-medidas aumentam a capacidade de sobrevivência da aeronave para o próximo nível, mantendo os pilotos seguros.
Que diferença faz ter tantos chamarizes?
Tendo um BOL com um grande número de iscas, o piloto pode começar a dispensar preventivamente antes de encontrar uma ameaça, o que é uma forma de proteção muito eficaz: agir primeiro ao invés de ter que reagir depois quando um míssil já estiver se aproximando da aeronave.
A capacidade preventiva significa que o buscador de mísseis do oponente terá problemas para travar na aeronave em primeiro lugar.
Quais são as futuras capacidades do CMDS que a Saab está procurando?
No momento, estamos desenvolvendo nossa próxima geração de dispensadores BOP inteligentes, que podem se comunicar com as iscas durante a missão e atirar em diferentes direções. Isso permite que o sistema ou o piloto alterem dinamicamente as direções de distribuição em uma situação de resposta à ameaça.
Também estamos otimizando ainda mais o dispensador eletromecânico BOL, trabalhando em uma nova maneira de instalar o dispensador no interior de várias estruturas da aeronave, para reduzir ainda mais o arrasto e eliminar qualquer contribuição para a seção transversal do radar.
Quais plataformas estão usando os dispensadores de contramedidas da Saab?
Temos uma longa história de fornecimento de recursos CMDS. Na verdade, o BOP e o BOL são usados em todo o mundo em diferentes plataformas de aviões militares e helicópteros.
Alguns exemplos incluem todas as variantes do Gripen da Saab, Eurofighter Typhoon, Panavia Tornado, alguns Boeing F-18 e F-15 e vários tipos de helicópteros.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Gripen Blog