A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o desenvolvimento e integração de um novo sistema de lançamento de armas para Gripen C/D e Gripen E. O pedido, avaliado em aproximadamente SEK 400 milhões, foi feito durante o primeiro trimestre.
O pedido inclui o desenvolvimento e integração de um novo sistema de lançamento de mísseis ar-ar e do pods de contramedidas no Gripen C/D e no Gripen E. O contrato também inclui opções para pedidos em série subsequentes de sistemas de lançadores.
Os lançadores podem ser integrados nas variantes existentes de pylons de armas e podem transportar todos os mísseis ar-ar para o Gripen.
“A integração do novo sistema de lançamento é um componente importante para garantir a contínua e alta disponibilidade do sistema Gripen. Após a entrega, a manutenção dos sistemas de lançamento será realizada na Suécia, o que contribui ainda mais para um fornecimento seguro de equipamentos de defesa para nossos clientes”, disse Åsa Schöllin, chefe da unidade de negócios Gripen Sustainment.
O lançador é montado nos pylons de armas da aeronave e possui uma conexão sofisticada entre a aeronave e as armas montadas no lançador.
FONTE: Saab
O Gripen E já não era para estar integrado o que existe de mais moderno no que tange ao sistema de lançamento de armas? Não entendi esse pedido para desenvolver novos sistemas de lançamento para o Gripen C/D e E. Para o primeiro ainda vai, agora…