Em 1º de junho, o novo centro de controle para controle remoto de tráfego aéreo inicia as operações no Aeroporto Arlanda de Estocolmo. A Saab Digital Air Traffic Solutions (SDATS) equipará mais três aeroportos da Suécia com a segunda geração de torres de controle de tráfego aéreo digital até o final de 2022.
Com o novo centro de controle de tráfego aéreo digital em Estocolmo (RTC Stockholm), a Saab está apresentando a segunda geração da Torre Digital (r-TWR), um sistema de controle de tráfego aéreo que aumenta significativamente a capacidade dos controladores de tráfego aéreo de tomar decisões rápidas para melhorar a segurança e a eficiência operacional. O RTC Stockholm, operado pela LFV, é um centro operacional que pode administrar mais de 20 aeroportos e permitirá o controle completo do tráfego aéreo para um maior número de aeroportos 24 horas por dia, durante todo o ano.
“Vemos que cada vez mais aeroportos estão optando por dar um passo em direção ao controle remoto do tráfego aéreo, criando assim maior acessibilidade e flexibilidade. Com o aeroporto de Kiruna e o novo centro de Estocolmo, tanto a tecnologia quanto a operação do controle remoto de tráfego aéreo amadureceram e estão prontas para todos os tipos de aeroportos. Isso não poderia ter sido realizado sem a cooperação estreita entre LFV, Swedavia e SDATS”, disse Per Ahl, CEO da SDATS.
O primeiro a sair é o Aeroporto de Kiruna, de propriedade da Swedavia, que possui, opera e desenvolve outros 10 aeroportos na Suécia. O Aeroporto de Kiruna é o aeroporto mais ao norte da Suécia, localizado ao norte do Círculo Polar Ártico. O aeroporto está equipado com o sistema Saab r-TWR, que consiste em 14 câmeras e sensores de alta resolução montados em um mastro, proporcionando uma visão de 360 graus do aeroporto. As informações dessas câmeras e sensores são transmitidas por meio de cabos de fibra ótica de alta velocidade redundantes para o centro de controle (RTC) em Estocolmo, a mais de 1.000 km de distância.
Os outros três aeroportos da Suécia no programa estão programados para mudar para controle remoto de tráfego aéreo antes do final de 2022, começando no aeroporto de Åre Östersund, seguido pelo aeroporto de Umeå e finalmente o aeroporto de Malmö. O sistema de controle de tráfego aéreo já está em uso na Suécia e internacionalmente.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN