A parceria da Saab com a Força Aérea da Suécia e a Administração de Material das Forças Armadas Suecas (FMV) para a produção do Gripen E foi contada em um novo vídeo que detalha o resultado desta sinergia. Este trabalho conjunto deu suporte para o desenvolvimento do primeiro caça digitalizado do mundo e foi um divisor de águas para as Forças Armadas na Suécia.
Diante dos avanços globais e de cenários mais sensíveis de guerra e paz, o Comandante da Força Aérea Sueca, Carl-Johan Edström, avalia que com o Gripen E o país tem um dos sistemas de defesa mais fortes da Europa, capaz de se impor diante das forças do Ocidente.
De acordo com o Johan Segertoft, Vice-Presidente e Head da unidade de design do Gripen, com o Gripen E é possível agregar valor rapidamente e continuamente durante toda a vida útil do caça; “O ciclo temporal de atualização de um sistema como o Gripen antes era medido em anos, agora falamos em poucos dias”.
Excelente aquisição para FAB. Para completar o inventário só falta implementar um pacote EW em alguma plataforma da aviação executiva da EMBRAER.