Mais do que harmonizar o programa Gripen, a escolha da Força Aérea Sueca por incorporar o Display Panorâmico (WAD), produzido no Brasil, aos seus caças significa um processo inverso de transferência de tecnologia.
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Só uma observação a bem da VERDADE.
A AEL é uma empresa brasileira-israelense e que tem profundas e intensas relações com a FAB e isso é fundamental para se entender este caso do WAD do Gripen.
Não se pode tirar neste processo claramente a decisão e OUSADIA da FAB em adotar nos seus Gripen um padrão tecnológico estado da ARTE para seus caças.
A SAAB oferecia para a Flygvapnet uma solução consolidade e conservadora porque era esta tecnologia que estava a seu dispor.
O que aconteceu para AEL Brasil conseguir desenvolver este painel foi uma tremenda OUSADIA da FAB e da empresa e um discretíssimo apoio e um “vazamento informal de cérebros israelenses” que em sua pátria trabalham no programa dos F-35 I.
Neste aspecto TALVEZ o WAD do Gripen E não deve nada a ninguém e não duvido que em certos aspectos, com a junção colaborativa mista de Israelenses, Brasileiros e Suecos, este WAD do Gripen em termos de eficácia de seu USO supere em alguns aspectos a solução similar do F-35 americano em que CERTAMENTE se baseia.
Talvez por isso e também um grande mérito de humildade e de oportunidade para os Suecos que analisaram o componente e reconheceram a superioridade evidente da “Solução Brasileira-Israelense” e a adotaram para si…
DEPENDENDO das necessidades da Força Aérea Israelense ela tem um grande PROBLEMA no desenvolvimento das suas mais de CENTENA de aeronaves F-16 que se encaminham para o fim da sua vida operacional e o país não consegue repassar suas aeronaves a terceiros países por veto americano….
Veja a baixo o vídeo sobre o bloqueio de repasse a Croácia de 12 caças F-16 (mais antigos da década de 80) por 500 milhões de dólares…
https://www.youtube.com/watch?v=8VpXPOSEisY
Este tipo de bloqueio é que permite vendas de 1,26 bilhões de dólares de 8 F-16 V dos EUA para Bulgária, a mais ou menos 157 milhões de dólares por aeronave…
Mais adiante, com a consolidação e o sucesso do Projeto Gripen E, TALVEZ a força aérea israelense possa a vir a considerar SUBSTITUIR as carcaças de F-16 americanas por CARCAÇAS de Gripen E para rechear com seus equipamentos…
O WAD deles já estará lá…. 🙂
Pessoal, uma curiosidade.
Vários países no mundo estão construindo/comprando caças de 5ª geração com tecnologia stealth.
Como um país pode se defender de ataque com esses tipo caças de 5ª geração ?
Sabemos que caças como o Gripen tem sensor infra-vermelho, mas radares de solo não tem algo parecido. Como um país pode saber que está sendo atacado ou com o espaço aéreo invadido ?