A quarta aeronave aérea de combate a incêndios da Saab pousou no Aeroporto Skavsta, sua base, perto de Nyköping, na Suécia.
A Saab operou duas aeronaves no verão de 2020 e participou de cinco missões de combate a incêndios. Em janeiro de 2021, o cliente da Agência Sueca de Contingências Civis (MSB) exerceu a opção contratual de estender a frota para quatro aeronaves de combate a incêndios AT-802F Fire Boss.
“Nos últimos meses, temos estado ocupados adquirindo aeronaves e estendendo a organização com pilotos e pessoal de manutenção para poder entregar a capacidade desejada, fortalecendo assim a defesa civil da Suécia”, disse Ellen Molin, chefe da área de negócios de Suporte e Serviços da Saab.
O AT-802F é um bombeiro aéreo capaz de fornecer até 50.000 litros de água por hora. A capacidade de chegar rapidamente a locais remotos e despejar grandes quantidades de água é crucial para auxiliar as unidades terrestres no combate a incêndios florestais. Com base em Nyköping, a aeronave pode chegar ao sul da Finlândia em duas horas e Luleå, no extremo norte da Suécia, em três horas, mas também podem ser implantados em outros locais, dependendo do risco de incêndios.
“A demanda por essa capacidade provavelmente aumentará nos próximos anos e temos que ser capazes de enfrentar isso. Devido às mudanças climáticas, os incêndios florestais podem causar danos ainda maiores no futuro. Isso, combinado com o fato de que muitos países do norte da Europa não possuem aeronaves de transporte, significa que vimos a necessidade de duas aeronaves adicionais de combate a incêndios”, disse Petronella Norell, chefe interina da Seção de Operações Nacionais e Proteção Civil da MSB.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
A indústria aeronáutica brasileira poderia desenvolver projetos específicos para aviões de combate a incêndio, de diferentes versões e capacidades tendo em vista a dimensão dos nossos recursos florestais em nosso território continental e a necessidade de um serviço nacional aéreo para executar este trabalho de muita importância principalmente na região amazônica e na região do pantanal que são providas também de grandes reservas de água doce. As unidades poderiam estar baseadas em regiões estratégicas do território brasileiro e operadas pela aviação militar brasileira, pois, a defesa dos nossos recursos florestais contra incêndios requer além de equipamentos modernos, recursos humanos treinados para esta tarefa. Os militares brasileiros conhecem muito bem o nosso território já que desempenham várias missões de apoio a sociedade e poderiam ser os agentes a realizar mais este importante trabalho para a nação brasileira. Importante destacar que teríamos mais um produto de alto valor agregado desenvolvido e produzido no Brasil pela nossa indústria aeronáutica com possibilidades de incrementar nossa exportações. Indústria aeronáutica nacional do Brasil, mais um desafio a ser vencido!
Olhando a aparência destas máquinas aladas, bem que o governo poderia solicitar a Embraer uma versão com base em seu aclamado vetor de sucesso, o Ipanema 203 ,para combate a incêndio. Teria uma boa demanda para brigadas dos bombeiros militares em todo país.
Com o título Fireboss Sweden (no youtube) podem ver estes aparelhos a atuarem no combate aos incêndios em Julho de 2018 na Suécia e que foram enviados por Portugal depois de um pedido de ajuda da Suécia. Foi em 2018 que os suecos ao verem a capacidade destes aparelhos decidiram adquirir estes aparelhos