Moscou, 12 de abril de 2021 – Os contratos correspondentes foram assinados pela holding Russian Helicopters (parte da Rostec State Corporation) em novembro-dezembro de 2020 com a sociedade brasileira Indústria de Aviação e Serviços (IAS), empresa autorizada da Força Aérea Brasileira. De acordo com os contratos, a holding Russian Helicopters garantirá o fornecimento de jogos de reparação de grupo para as unidades que serão consertadas no Brasil, fornecerá uma série de novos componentes, bem como irá consertar algumas unidades na Federação Russa.
Além disso, os especialistas do Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros “Mil e Kamov” realizarão uma extensão individual do período entre revisões para os helicópteros Mi-35M.
Os helicópteros serão reparados no centro de serviços da IAS, criado no âmbito das obrigações de compensação do lado russo ao abrigo do contrato de fornecimento de 12 helicópteros Mi-35M ao Brasil.
“Atribuímos uma particular importância a este projeto e estamos totalmente preparados para sua implementação. Estou confiante de que nossos parceiros brasileiros serão capazes de resolver rapidamente uma série de questões técnicas para iniciar o trabalho. Em particular, esperamos que a IAS assine cinco acordos adicionais, bem como nos envie as listas de unidades para substituição ou reparo na Rússia, acordadas com a Força Aérea Brasileira. Sem esses documentos, não podemos começar a produzir e completar produtos e unidades necessárias para a grande revisão”, sublinhou Andrei Boginsky, diretor-geral da holding Russian Helicopters.
Em 2018, o comandante do 8º esquadrão do 2º GAV da Força Aérea Brasileira, Major da Aviação Rômulo Amaral, em entrevista à revista Russian Helicopters, destacou a alta confiabilidade dos helicópteros russos Mi-35M e sua prontidão para executar tarefas mesmo em condições climáticas difíceis. “A adaptação dos helicópteros russos às condições da Amazônia foi realizada com sucesso e, apesar das diferenças climáticas entre o Brasil e o país em desenvolvimento, a adaptação foi mínima. O helicóptero se mostrou realmente sólio e confiável o que são as mais importantes características de uma aeronave projetada para guerra. A região amazônica permite que a aeronave de asas rotativas maximize sua versatilidade, pelo fato de não necessitar de pista preparada – pode pousar em qualquer superfície dura, em áreas remotas, com o mínimo de infraestrutura de solo e independentemente das condições climatéricas, proporcionando uma cobertura de combate constante”, afirmou Rômulo Amaral.
Segundo ele, ao participar de grandes eventos, o helicóptero praticou ações para dar cobertura a objetos importantes. As capacidades do helicóptero foram confirmadas durante a conferência Rio+20, Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo FIFA (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Operação Ostium (2017).
O Mi-35M é o único helicóptero de combate universal do mundo capaz de transportar até 8 militares com armas, até 1.500 kg de munição ou outra carga dentro da cabine, bem como até 2.400 kg de carga em eslinga externa, evacuar os feridos e entregar pessoal técnico a bases autônomas. O uso de combate ininterrupto e em qualquer clima do helicóptero oferece a capacidade de realizar missões de combate para apoio aéreo às forças terrestres a qualquer hora do dia e em quaisquer condições climáticas.
O helicóptero se distingue pelas características de altitude significativa, com a capacidade de realizar decolagens e pousos em locais de concreto e não pavimentados localizados em altitudes de até 4000 m acima do nível do mar. Além disso, as soluções de design bem-sucedidas usadas no Mi-35 tornam possível usar o helicóptero russo em uma ampla gama de condições físicas, geográficas e climáticas, inclusive nas montanhas, em temperaturas de -50°C a + 50°C.
Aí chega 2022 com a noticia de que serão desativados.
Pelas próprias palavras do Brigadeiro Brasileiro só o pré-conceito ainda evita que o Brasil aumente em pelo menos em 3 vezes a frota inicial de 12 aeronaves Mi-35M do Brasil…
Necessidade operacional e tamanho de território amazônico é que não falta além de Porto Velho…
Simplesmente é a melhor aeronave de asas rotativas para o TO amazônico…
Opinião divorciada da realidade, como de costume no seu caso nada técnica mas completamente ideológica…..
A presença do Mi-35 na FAB deveu-se à uma negociação escusa tendo como intermediário um traficante de armas paquistanês com a finalidade de agradar o déspota Putin e facilitar a vida dos exportadores de carne como era o caso do ” cúmpanhêro” Joeslei “Friboi”.
Felizmente para os envolvidos o aparelho russo adaptou-se muito bem à região amazônica, mas sua missão é a de C-SAR, para a qual o número de 12 exemplares é mais do que suficiente, o que joga por terra seu argumento de que existiria necessidade operacional para mais aparelhos do tipo.
Na verdade para a necessidade operacional da FAB, e também do EB, o aparelho melhor capacitado para operar na região é o Sikorsky UH-60 Blackhawk. Alguns CH-47 Chinooks seriam bem vindos mas como todos sabemos a FAB e o EB foram entubados com o EC725, que com a desculpa da tal ToT custaram cada um o mesmo que um F-16 novinho.
Por acaso leste no texto a opinião do Brigadeiro citado???
Cara chato sempre carimbando meus posts om sua ideologia TORTA….
Di novo esta história MOFADA de traficante paquistanês…
Vade Retro tu não debate NADA só faz repetir AD NAUSEAM seus pré-conceitos políticos anti-PT…
Pega os teus Sikorskys e chinooks e vai para o inferno…
Séria uma boa visão , sé no próximo treinamento conjunto das 3 Força essa Maquina esteve no convés de voo
NAM Atlântico
Vale mencionar que um dos responsáveis por esse feito foi o jovem brasileiro Felipe Gonzales que estava nas articulações! Óbvio, isso não será mencionado, mas tem dedo dele! Ele é o representantes da FSB para assuntos envolvendo a América Latina
É vdd! Eu o vi certa vez em BSB com uma comitiva da embaixada russa e do Itamaraty, é estranho como ele consegue ficar anônimo longe da mídia kkkk pior que ele tem uma cara que você não dá nada kkkkk
Esse gonzales eu tô ligado quem é!! na verdade esse nome não é dele, é fictício! Não sei se tô certo mas parece que ele é russo e outros dizem que é Israelense! E tem uns que afirmam que ele é brasileiro com raízes Israelenses… É uma bagunça! Ele tem um histórico não muito esclarecido parece que controla algumas empresas de “logística” que faz umas rotas estranhas, no mínimo suspeitas, com a benção de Moscou!
O que significa a sigla FSB?
FSB – Serviço Federal de Segurança da federação Russa (Федера́льная слу́жба безопа́сности Росси́йской Федера́ции).
Mui Digna de uma das sucessora da KGB – Comitê de Segurança do Estado Soviético – Komitet Gosudarstvennoy Bezopasnosti
O outra sucessor é o Serviço de Inteligência Estrangeiro (SVR) – Служба Внешней Разведки, СВР ou Sluzhba Vneshney Razvedki, SVR RF (Russian Federation)
Quando fui militar não cheguei a usar Material Bélico de procedência soviética (na minha época era URSS), mas hoje em dia é a Rússia,conversei com militares que utilizaram o Igla e este heli em questão, acham que o material é rústico mesmo, bem adequado as nossas condições de operação e infraestrutura, acho que vale apena a revisão a atualização tanto dos Helicópteros, quanto dos IGLA, quando chegar a hora.
Considerando o tempo de operação da FAB com esses aparelhos, tenho certeza que nossos pilotos e técnicos já possuem a capacidade de manter os mesmos operacionais. Sou totalmente a favor desse acordo e sabemos que é um belo helicóptero de ataque.
Já seria interessante a FAB ou o EB pensar com carinho no aumento dessa frota na região amazônica e também em outras.
Utilizei equipamento russo e atesto o quanto robusto são construídos, porém detalhes bobos operacionais em certas ocasiões, interrompem o funcionamento. Talvez se um bom manual em que não seja em cirílico teria uma solução condizente – que acredito não ser o aplicado para os helis. A sorte é o “se vira” que nos acompanha e as “fases do game” vão sendo superadas.
Sergio, a Anv não e ruim, os problemas são diversidade de fornecedores de spares na Rússia, e a salada de frutas com os três lotes construtivos diferentes
Rapaz, sinal dos tempos… Rsrsrsrs