A empresa russa Vympel, parte do consórcio estatal Tactical Missile Arms, anunciou que desenvolveu mísseis de curto alcance de quinta geração RVV-MD2 para caças Su-57, informou a RIA Novosti .
Segundo os desenvolvedores, é a primeira vez que mísseis de curto alcance utilizam um sistema de orientação inercial, projetado para controlar o projétil e estabilizá-lo em voo autônomo.
É relatado que esses mísseis já foram aprovados por órgãos estatais e em breve entrarão em serviço. Eles serão instalados nos compartimentos internos da fuselagem dos caças furtivos Su-57.
Graças ao sistema de orientação inercial, a plataforma de lançamento calcula as coordenadas, a trajetória e a velocidade do alvo para direcioná-lo ao alvo de ataque sem a necessidade de intervenção humana adicional.
Além disso, o RVV-MD2 está equipado com um sistema de correção de radar, que permite especificar as coordenadas do alvo da aeronave, o que aumenta a probabilidade de acerto, disse o editor-chefe da revista Arsenal Otachestva, Viktor Murajovsky.
Outra vantagem do novo míssil, segundo o especialista, é um cabeçote autoguiado com maior proteção contra interferências.
A nova arma pode atingir alvos em todos os ângulos. Por exemplo, um RVV-MD2 disparado para a frente pode girar no ar e atingir uma aeronave inimiga atrás dele, explicou Murajovski.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT