A Leonardo vai modernizar dezenove helicópteros Merlin Mk3 e seis Mk3A da Royal Navy para o padrão Mk4/4A para garantir que o Commando Helicopter Force (CHF) mantenha a sua capacidade de fornecer apoio aéreo aos Royal Marines e outras forças do Reino Unido.
O CHF também apóia o Carrier Strike Group, realizando operações de busca e resgate, operações antidrogas, antipirataria, segurança marítima e ajuda humanitária quando necessário.
As principais atualizações incluem uma nova cabeça do rotor principal e cauda dobráveis, visando permitir que as aeronaves caibam nos elevadores de aeronaves dos porta-aviões Classe Queen Elizabeth.
Os vinte e cinco helicópteros serão atualizadas pela Leonardo Helicopters no âmbito do Merlin Life Sustainment Program (MLSP) negociado pela DE&S.
Um novo simulador sintético, um treinador de procedimentos e um dispositivo de treinamento de tripulação, empregando sistemas de realidade aumentada, fazem parte do MLSP, e ficará localizado na RNAS Yeovilton, proporcionando uma mudança radical na capacidade de treinamento para novas tripulações e das missões de linha de frente.
O Merlin opera a partir dos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth, dos navios de assalto anfíbio, das Type 23 e Type 45.
O MLSP será realiado através da Leonardo Helicopters, em Yeovil.