Por Guilherme Wiltgen
Desde os tempos da Guerra Fria não se via tantos helicópteros antissubmarinos da Royal Navy embarcados em um porta-aviões, com o objetivo de caçar submarinos. Nove Merlin , oito Mk2 e um Mk1, vão embarcar no HMS Illustrious para participar do exercício “Deep Blue”.
Esta vai ser a primeira vez que a nova versão Mk2 do Merlin vai ser testada em larga escala. Após mais de um década na linha de frente, o helicóptero antissubmarino da Royal Navy passa hoje por um processo de modernização na AgustaWestland, avaliado em £ 750Milhões , que visa mantê-lo operacional até 2020.
Dos quatro Esquadrões, dois já receberam a versão Mk2, que visualmente não sofreu nenhuma mudança, o que não se pode dizer da parte interna, pois a nova versão possui um glass cockpit no estado da arte, moderno console de missão e novos aviônicos, monitores sensíveis ao toque, possui uma melhor capacidade de detectar e rastrear alvos e ainda de compartilhar dados com outras aeronaves e navios.
“Nove Merlin a bordo de um porta-aviões é uma visão única e cada envolvido nesta missão nunca esquecerá!” disse o Cdr Ben Franklin, Comandante da Maritime Merlin Force.
O embarque vai demandar o esforço de 200 homens, dentre eles, 2 pilotos, um observer e um tripulante por aeronave.
Após uma semana de operações ao largo do Reino Unido, realizando missões ASW diurna e noturna, O HMS Illustrious e seus helicópteros vão partir literalmente para as profundezas azuis do Atlântico, com previsão de retorno para o final de junho.
LEIA TAMBÉM:
Primeiros cinco helicópteros Merlin Mk2 entregues à RN
A Russia faz os seus maiores exercícios de guerra terrestres na fronteira da Ukrania, o UK faz o seu maior exercício aeronaval para a caça de submarinos (russos). Finalmente o tabuleiro dos Impérios mundiais voltaram e mexer suas peças! Com certeza veremos muitos megas-exercício militares ocorrendo em 2014!