Amanhã publicaremos a cobertura completa da apresentação oficial do novo avião de transporte da FAB, o KC390, o maior avião já fabricado pela Embraer.
Hoje, estamos apenas publicando uma foto para que os nossos leitores possam ter uma ideia do que foi este dia histórico para a avição militar e para a indústria aeronáutica brasileira.
Aguardem, muitas fotos e um vídeo especial para vocês sentirem orgulho e emoção, como os que nós sentimos hoje!
Essa bagaça aí existe sim, no filme VINGADORES o porta aviões do Coronel Fury (Samuel L. Jackson) é uma belonave voadora ! rsrsrsrs… E stealth ainda por cima.
rsrsrsrs, brincadeira Alexandre Cardoso.
Estava me referindo a Belonave voadora…
Agora até lembrei do Sub-Voador do USS Civil – Viagem ao Fundo do Mar…Um dia chegamos lá…
Impressão minha ou tanto as janelas de Cabine do piloto ( laterais como frontais ) são maiores do que as do A400 Atlas ou ao menos as frontais?
Já posso imaginar uma versão do KC-390 convertida para C.A.S.
Com lançadores de chaff & flares, canhão de 105 mm e mais dois de 40 mm
Se ele faz tudo que um C-130 faz então poderá fazer isso também, com a vantagem de infiltrar e fugir a 850 km/h !!!
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=33210
Isso seria mesmo possível fazer com o KC390???
Parabéns á FAB e Embraer, belo avião!
Próximos passos desse ano: assinaturas do Gripen e Pantsir;
Inauguração do estaleiro da base sul e
Conclusão do reator/programa nuclear da marinha.
Apesar de que é preciso instar o equipamento para concluir o projeto.
KC 390, belonave?? Não sabia que ele nadava também, … kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
AlexRocha,
desculpe brincadeirinha. hehehe
Ainda estou na expectativa da visão interna do cockpit…
O melhor de tudo deve ser o que pilotar esta belonave primeiro…. A se fosse da força área…. Fora isso parabens a nossa FAB e a EMBRAER, isto mostra o quanto somos capazes de fazer coisas grandes e de como nosso país tem profissionais de ponta na concepção e execução do projeto.
Alexrocha,
Aeronave e não belonave! rsrsrsrs
FA
kkkkkkkkkkkkkkkkk…….as vezes tenho muita vontade em bancar o revisor da lingua patria………porem…..kkkkkkk
Bela + Aeronave = Belonave…simples assim hehehehe
Parabéns à Embraer!… Só senti falta de um item!… Os casulos de reabastecimento!…. Contudo ficou show!…
“VIVA O BRASIL!”.
Amigos,
Estamos observando um momento histórico!
Meus mais sinceros parabéns a todos os envolvidos nesse projeto!
O avião ficou lindo.Sò 2 coisas q não gostei muito foi o enorme compartimento do trem de pouso e a raiz da asa que deram uma impressão que o avião não tem o design “limpo”.A fuselagem central ficou parecendo pequena.Gostei da cabine com janelas bem grandes .O que não entendi foi a porta lateral traseira ,que esta instalada onde a fusaegem faz uma curva.EU nunca tinha visto isso.Gostaria de ver ela abrindo.
perfeito mas temos um problema
http://oppositelock.jalopnik.com/yc-14-ams-water-vortex-1623994327
Marco….procure se informar um pouco acerca das reais capacidades projetadas para o KC……….nao so ele iguala , como supera inumeras caracterisiticas de voo do Herfcules.
Se o 707 da USAF ainda voa eh gracas ao excelente suporte tecnico q ainda recebe (bem como o B-52), nao cuista lembra-lo q a USAF comprou essas aeronaves novas direto da Boeing na decada de 60-70 c a vantagem do suporte tecnico, ahhhh os numeros superaram as centenas…….o UP comecou c a troca dos turbojatos pelas turbofan CFM Ge e outros UP. A FAB so ficou c estas aeronaves praticamente no final de seu ciclo de vida e vindas da Varig qdo estas ja estavma nos estertores. Apesar da otima manutencao,.imagine o numero de decolagens e pousos q tiveram durante sua vida operacional. C certeza foram muito superiores aa utilizacao da FAB. Enfim …..eh como carro veio e ,,,,,,,,,,,,a fadiga cobra sua fatura……fez muito bem a FAB em encosta-los.
PS/ o proprio ex pres luis inacio foi quem decretou o fim de seu uso……quem tem, tem medo neh…rsrrsrs. Sds
Celso, é bom verdade que coloquei um caso muito isolado, mas se ele consegue “formar” com os ST e não queimar o combustível todo nos 240 Knots atravessando o Atlântico e ainda ficar “on station” por mais algumas horas, aí realmente é um baita avião, infelizmente não achei dados da performance dele em situações que exijam tempo “on station” ou em travessia de baixa performance.
Quanto ao “falecido” KC-135 (707) lembro de uma reportagem muito antiga do Comandante Amares na qual falava da vida residual das células, que daria pelo uso da FAB, pelo menos mais 40 anos para frente! Motores novos nem pensar né? Agora cá para nós, não deixar um nem para museu é dose!!
Muito bom! Em nossas distâncias continentais deve ser a melhor opção.
Faz tudo que um Turbo Hélice faz?
Ele conseguiria atravessar o Atlântico escoltando 4 Super Tucanos a uns 240Kts como o Hercules faz?
Pelo que sei se houver pane e uma tripulação tivesse que ejetar do ST, o Hercules pode ficar em cima mais algumas horas, lançando balsa e monitorando a deriva até outra aeronave chegar, ou até o navio patrulha da Marinha chegar.
Se fizer isso realmente é um senhor avião!!
Os antigos, sem “Dezena de bilhões” para investimento em uma única aeronave, usavam o Hercules + KC 135 (707), às vezes penso como foi rápida e “pomposa” a despedida do 707, lembrando que o Tio Sam ainda tem orgulho de usá-los, aqui nosso antigo “ZERO UNO” não sobrou nem para museu!!! Executado à lá Estado Islâmico, nossos 707 foram CORTADOS/DEGOLADOS/ANIQUILADOS!!
Acho que no mínimo faltou “DIALOGO”, se até o EI merece “dialogo” imagine nosso velho “ZERO UNO”? O olha que esse “ZERO UNO” já transportou muitos aliados e “simpatizantes” do governo…De “lambuja” ainda nossos 707 treinaram, transportaram, abasteceram e apoiaram duas gerações do melhores militares que esse continente pode ter!!
Em outra ocasião seria bom discutirmos o custo unitário da nova aeronave pelo investimento saído de nossos bolsos em perfeita conta de padaria, na suíça a sociedade civil o faz antes da aprovação do projeto, aqui fazemos depois…Outra ocasião…
A hora é de festejar e torcer para que tudo dê certo!!! Posso imaginar daqui a alguns anos, chegarmos com ele em Paris “rebocando” dois Gripen NG!!! Isso sim é projeção de Poder!!!
O sistema da Suíça de plebiscito popular para decidir questões técnicas é errôneo, questões relacionadas a defesa e segurança estratégicas tem que ser tomadas por pessoas aptas a fazê-las… Pode até ser que lá as pessoas são mais instruídas mas o mesmo certamente não se aplica por aqui…Marco, experimente conversar com uma pessoa totalmente leiga sobre compra de caças, submarinos ou aviões de transporte estratégico e cite os valores envolvidos, a primeira coisa que irá ouvir é “Para que gastar dinheiro com isso? Fica gastando dinheiro com armas e não tem dinheiro para a saúde”, de cada 10 pessoas 8 pensam assim, então se tivéssemos um plebiscito popular no Brasil para decidir questões estratégicas de defesa simplesmente não teríamos mais forças armadas.
Topol é bem verdade o que vc disse, o problema todo é o volume, “dezena de bilhão” para 28+2 aeronaves. Como disse vamos torcer!
O custo de desenvolvimento não pode ser misturado com preço de aquisição, inclusive o mesmo foi fracionado entre os participantes do projeto:
“O desenvolvimento da aeronave, a maior já construída pela indústria aeronáutica brasileira, custou R$ 4,6 bilhões (US$ 1,9 bilhão), financiados pela Força Aérea em parceria com Argentina, República Tcheca e Portugal. ”
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20141021/embraer-revela-novo-aviao-transporte-militar-kc-390/201222.shtml
O custo de aquisição foi de 7,2 bi por 30 aeronaves, ou seja, 240 milhões cada um…Se compararmos com o MTA Russo/Indiano ou com o Kawazaki c-1 que são da mesma categoria, verá que estamos no lucro Marcão.
Topol, tinha achado que o custo inicial de desenvolvimento e protótipo era só nosso mas, só não se esqueça que sempre o custo unitário deve conter o custo de desenvolvimento, o problema é esse numero é diluído muito além das 60 unidades pedidas, para que ainda fique com o preço compatível com o mercado, faz tempo que não faço o dever de casa nesse projeto. É uma boa aposta, vamos torcer,
O kc 390 ficou lindo maravilhoso , parabéns ao pessoal envolvido no projeto , a Embraer que terá mais um produto em seu MIX de vendas , sem deixar de mencionar a FAB …parabéns….o projeto foi cumprido dentro do prazo ai esta o bichão.
Quando começar o testes de solo seria bom apresentar o som das turbinas.
Abs.
O som é igual a qualquer Airbus A320 !
A turbina é a MESMA….
Se vc não fala não ia saber NUNCA… rs rs
A Embraer e a FAB estão de parabéns , estou ansioso para ver ele voando, tomara que atenda plenamente a todos os requisitos.
Pelas notícias vinculadas, ele voará a partir da 3ª semana após o roll out, SE A NOTÍCIA ESTIVER CORRETA, isso será lá pelo dia 11 de novembro. Tomara que a notícia esteja correta.
O K390 ficou bonito única coisa que estraga é essa pintura da FAB se deixar tudo cinza fica melhor mais um exemplo quanto as coisas são feitas com seriedade se consegue alcáçar um excelente resultado.
Brilhante parceria da iniciativa privada com a Força Aerea e o governo federal.
Espero apenas que se Aecio Neves vier a se eleito, não dê pra trás em todo investimento que o atual governo vem fazendo através dos anos nas Forças Armadas.
É Alexandre Cardoso, se seu palpite estiver certo, estamos enrascados, pois num futuro não muito distante o mundo estará imerso em um conflito sem prescedentes na história e nós por ser-mos um país com enorme suprimento de recursos minerais, água potável e alimentos com toda certeza somos alvos potenciais! Que nossos comandantes militares acordempra realidade e pra geopolitica e comecem inteligência militar, quem sabe assim, teorias conspiratórias comecem a ser tratadas como algo a ser estudado com mais seriedade!
Uma bela aeronave, a altura do Brasil. Estou orgulhoso da nossa capacidade.
Elison, seja quem seja o eleito NENHUM DOS DOIS, iria se empenhar para aumentar o poderio militar do Brasil ao mínimo necessário QUE FOSSE para dar ao país uma defesa que pudesse de fato ser nomeada como defesa de acordo com a grandeza do País ou que muitos sonham que ele tenha. Até agora o que tenho visto entre os políticos em relação á área de defesa é comerem feijão ( ou coxinha de galinha, como preferirem ) e arrotarem caviar … Aliás com o que vi nas propagandas e li a respeito de cada candidato além dos dois finalistas é que nada ou nenhuma coisa mudaria na área de defesa se não piorasse ou piorar ( como queiram ) … Além disso só sei como me sinto, É TRISTE, os únicos momentos de alento são esses como o do roll out do KC 390.
Peraí, agora deixa eu falar sério, você não está querendo enxergar . . . Existem dois projetos de País, um claramente entreguista e o atual que não abre mão da nossa soberania. Cada um dos dois tem suas diferentes consequências. O projeto da direita é o que tende a dar em nada pois ao abrir mão de nossa soberania, nossas riquezas terceiriza a nossa segurança, pois para que defesa aérea e naval se o nosso petróleo a até o nosso solo pátrio vai ser de uso escancarado pelos estrangeiros? Porque voce acha que os USA espionaram a Petrobras e até a própria Presidenta? Por ingerência, para direcionar esta tal de delação premiada que absolve confessos bandidos, faz vazamentos seletivos, para interferirem nos destinos da nossa Nação, como o fazem em todas as partes do mundo. O Brasil tem que permanecer firme na sua postura ante aos BRICS, e ser senhor da sua autonomia em todos os sentidos. Se no governo atual estamos convivendo com dificuldades é resolvendo-as de forma participativa que chegaremos a melhores resultados.
Soberania não se restringe ao setor militar, inclui educação ( por exemplo ) e não me venha com conversa fiada de que a educação anda bem, está e é uma …. Quanto ao que mencionei, obviamente não me referi somente ao atual governo mas ao atual governo e a todos os outros que vieram antes, seja de esquerda ou de direita. A ÚNICA COISA CERTA É que um de nós dois não está enxergando a realidade, um de nós dois.
Alexandre,
Por favor evite o uso de palavrões nos comentários.
Grato.
Aos editores
Obrigado pelo aviso, foi um descuido.
Desculpe.
Não ia nem comentar nada Edson, mas em nome da verdade não posso me abster, então vamos lá ponto a ponto:
1. Qual é o projeto ‘entreguista’ e mais importante: porque é entreguista?
2. qual é o projeto “da direita” que eu não estou sabendo? Até onde conheço política brasileira não temos nenhum partido de direita expressivo… muito menos disputando esse segundo turno dessa eleição presidencial
3. Assumindo que você se refere ao programa do Partido da SOCIAL-DEMOCRACIA Brasileira (vide wikipedia para SOCIAL-DEMOCRACIA – pode ser revelador!) o que exatamente no programa (projetos, medidas, ações) você considera anti-soberanas? em que ponto abre-se mão das nossas riquezas? Onde está a terceirização da segurança pública no dito programa? O que seria uso escancarado pelos estrangeiros do nosso petróleo (lembrando que o campo de libra já foi leiloado e muitos chineses vão explorar esse óleo)?
4. Sabe porque os EUA espionaram o Brasil e a presidentE? Porque espionam todo mundo! Principalmente aqueles governos sabidamente alinhados com ideologias que ameaçam o processo democrático… Petrobras? Provavelmente já sabiam das falcatruas que rolavam por lá… vide que a mesma já está sendo investigada pelo SEC (Security Exchange Comission)…
5. Delação premiada não absolve ninguém não: há sim redução de pena caso as informações prestadas sejam de valia para PF… se não forem uteis as informações a delação premiada nem ao menos é concedida ou seja, se foram contemplados pela delação premiada, é porque as revelações tem alguma consistência. Lembrando que os réus ainda não foram julgados, por isso não tem ninguém absolvido.
6. Não houve “vazamento seletivo”. Os depoimentos de Paulo Roberto Costa não estavam sob sigilo de justiça e qualquer um poderia ter acesso ao mesmo.
7. Qual “postura” ante aos BRICS você se refere? Não entendi…. No mais somos senhores de nossa autonomia desde 1822… o problema do Brasil são os inimigos internos e não ingerências de outras potências.
8. Por fim mas não menos importante: o governo atual fez a caminha na qual, infelizmente, não só ele deitará mas sim todos os brasileiros. Os problemas foram criados pelo próprio governo com sua falha política econômica, sua “contabilidade criativa”, represamento de tarifas (para mascarar inflação), aparelhamento do estado (resultando em maiores gastos e menor eficiência).
Por fim, não sou dos mais afeitos pelo PSDB, mas entendo que o brasileiro em geral tem um pensamento ‘esquerdista’ (não estou me referindo pejorativamente). Esquerda por esquerda (porque ambos PT e PSDB são esquerda) ainda fico com os social-democratas que ao menos não tem um plano de poder perpétuo e não flertam com países democraticamente atrasados.
Obrigado!
Prezado Edson, com todo respeito……………ideologia cega, ufanismo e outros quetais de bobagens nao se escrevem…..guarde pra si ….temos o passado nao muito distante para comprovar q de nada adiantou nestes 12 ultimos anos o atual status quo desejado pelo seu governo (eu nao votei nesse partido). Como ja bem vivido q sou, eu ja suspeitava destes redentores q ora estao a aparelhar o estado brasileiro……eu os conhecia bem de la detras (mais de 40 anos). O q vc esta vendo agora nao podera se realizar a pleno, vide as contas publicas , mas somente aquelas q eles dao conhecimento…..infelizmente nao havera dinheiro sobrando para muita coisa em andamento e nos teremos q ficar assisitindo a estas obras anos a fio. Infelizmente nosas FAs ja estao na penuria a muito tempo e assim continuarao…..vivendo de bagacos. Governo participativo….kkkkk faz-me rir garoto….um povo q so sabe reclamar de direitos e boa vida as custas de quem trabalha……..a uma grave inversao de valores….pense um pouco mais antes de expressar sua opiniao….no minimo enviezada. Sds
ok, guardarei para mim, desculpe se eu ousei me expressar, fique bem, com os seus . . .
áh, e obrigado por chamar um cara de 61 anos de garoto, fico feliz . . . .
Somente uma coisa não gostei, em uma das fotos do roll out AINDA não publicada aqui. O Celso Amorin batizando o KC 390, preferiria que tivesse sido o Sr. Saito, o Amorin somente estava lá batendo ponto (tomara que este gesto de batizado do KC feito pelo Amorin e não pelo Sr. Saito não dê azar ao KC ) … Pois se tinha alguém lá além do pessoal da Embraer empenhado de coração e mente no sucesso desse projeto era o Sr. Saito e não o Amorin.
E o pior é que nesse caso acho que não estou de nenhuma forma exagerando pois caso não alguém ainda não saiba, o Amorin está demissionário desde novembro ou dezembro do ano passado e a presidente pediu para ele aguentar até o final desse ano.
Que Saito nada, não seja leviano, este projeto iniciou no Governo do Fernando Henrique com o programa Vale Voa Brasil . . . . . .
Alexandre Cardoso,
implicância política sua com o Amorim,
falando republicanamente, quem esta alí, batizando o KC-390, não é o Amorim más o Ministro da Defesa, ou melhor o cargo de Ministro da Defesa..
De toda as maneiras, uma observação mais atenta revela que havia várias garrafas de champanhe e vários padrinhos em cima do palanque, creio que o presidente da Embraer, os representantes presentes dos países coparticipantes do projeto KC-390, República Tcheca, Portugal e Argentina, todos eles também batizaram o KC-390.
Assim como Brigadeiro Saito, que também foi padrinho na hora da champanhe 🙂
Alexandre,
Calma! Amanhã tem mais e você vai poder ver aqui no DAN.
FA
São momentos como esse que nos faz ter orgulho e esperança de ver-mos nosso país trilhando os rumos de uma grande e poderosa potencia mundial. Contudo,temo que nosso proximo chefe de Estado não tenha tanto empenho em continuar trilhando rumo ao desenvolvimento do poderio militar e ache que por não ter-mos inimigos e por ter-mos um “amigo” poderoso (os EUA), que poderia nos acodir em momentos dificeis não precisaria-mos nós mesmos ter uma capacidade dissoasória a altura da grandeza do Brasil!
Parece pequeno mas não é, vi outras fotos de outros ângulos, o bicho é bem grande, as janelas gigantes é que fazem ele parecer pequeno. Projeto muuuuuuito parecido com o Kawasaki C-1, só as naceles do m otor são diferentes, o KC390 usa um motor civil, o Kawasaki parece um motor especial para uso militar.
O grande pássaro vai bater suas asas e alçar voo! Queria muito estar pra ver ao vivo!