Militares do Esquadrão Pacau (1°/4° GAV) estão de sobreaviso no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM). A unidade aérea irá executar ações de defesa aérea, em prol da manutenção da soberania do espaço aéreo da capital amazonense, de forma a contrapor qualquer tipo de ameaça aos eventos dos Jogos Olímpicos 2016. A unidade aérea deslocou para o aeroporto antes do primeiro jogo, no dia 04 de agosto, e após a última partida, no dia 09 de agosto, regressará para a Base Aérea de Manaus.
De acordo com o comandante do Esquadrão Pacau, Tenente-Coronel Aviador Luciano Cantuaria Pietrani, essa missão traz ganho operacional para a unidade. “O Esquadrão Pacau tem participação fundamental nos Jogos Olímpicos 2016, pois irá ajudar na segurança do evento, protegendo os céus da cidade de Manaus. O ganho operacional é enorme”, afirmou. A aeronave está equipada com mísseis e armamentos de última geração.
As atividades do Esquadrão Pacau serão realizadas em parceria com outras organizações da Força Aérea Brasileira que vão contribuir para o cumprimento da missão. “Para que uma aeronave de defesa aérea decole é necessário um trabalho sinérgico entre as diversas organizações do Sétimo Comando Aéreo Regional e de outras organizações da Força Aérea Brasileira.
O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, o COMDABRA, é o grande responsável pelos acionamentos, porém a missão só é cumprida com o apoio do VII COMAR e da Base Aérea de Manaus”, explicou o Tenente-Coronel Pietrani. Nos últimos dias, o 1°/4° GAV realizou exercício conjunto com o Segundo Grupo de Defesa Antiaérea para aperfeiçoar o treinamento de defesa antiaérea.
Para a missão dos Jogos Olímpicos, a Unidade passou por treinamentos específicos. Além da manutenção operacional de rotina, que prevê o treinamento dos procedimentos a serem realizados nos Jogos, foram realizados voos, aulas e instruções específicas para o evento.
Por que é que o Maduro iria querer causar algum problema ao Brasil, nada haver!!!
Se criaria um impasse Internacional por nada! Só por que os coxinhas acham que o Nicolas Maduro vai invadir o Brasil, vamos acordar!!!
Milagres acontecem pessoal ! Um caça da FAB ” armado”. Vou salvar esta foto pois é raro de se ver.
Alex, se isso fosse minimamente possivel, c certeza estes F5EM c misseis pyton 4 ou mesmo 3, seriam sim muito capazes para interceptar um SU 30, bastando para isso sempre o melhor apoio do CINDACTA e do E 9 c seu radar e sensores (tatica de combate em rede), nem vou escrever aqui sobre a melhor preparo de nossos pilotos……escrevo pqe conheco…nao escreva sobre o q nao sabe. Antes, agradeca por estes parcos e importantes meios de defesa ainda estarem operacionais (inclusive os homens por detras disso tudo) em razao da verdadeira miseria pqe passam as verbas da defesa e para manutencao dos meios. Sds
Mas que tal, Phyton 4 sobre as asas, nunca tinha visto uma foto do F5 com um desses faixa vermelha! Vou guardá-la… rsss
Olá, sou novo por aqui, mas me interesso muito pelo assunto. Por um acaso esses mísseis nas pontas das asas do F-5M são os Pythons 4?
Nem atrasar, atrasariam.
O risco maior nessa localização é o Maduro dar uma de louco (mais do que já é) e “decidir” invadir o espaço aérea brasileiro…
Mas dois F5 não dariam conta de um ataque em massa… Só atrasariam o avanço dos Su-30 venezuelanos, confere?