O caça Rafale da Força Aérea francesa completou com sucesso, os testes de lançamento do míssil BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile) Meteor, realizados no Centro de testes de voo da DGA em Cazaux, no sudoeste da França.
Conhecido como B301, a aeronave efetuou dois disparos bem sucedidos do míssil de nova geração, ocorridos em 04 e 10 de outubro.
Um total de 200 mísseis Meteor foram encomendados em janeiro de 2011 pela DGA à MBDA UK, em um acordo não revelado para a integração ao caça francês Rafale, aumentando a sua capacidade de combate ar-ar e ar-superfície.
Desenvolvido pela MBDA, o Meteor é um míssil guiado por radar ativo que provê capacidade de multi-disparo contra alvos a longa distância, como jatos rápidos, pequenos veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro em um ambiente com pesados meios de contramedidas eletrônicas (ECM).
Projetado para substituir o AIM-120 AMRAAM, o Meteor é capaz de engajar alvos aéreos de forma autônoma, tanto de dia quanto de noite e em quaisquer condições meteorológicas.
Os mísseis também são esperados para serem utilizados nos caças Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea sueca, entre 2014 e 2015, e nos Eurofighter Typhoon da Royal Air Force, entre 2015 e 2016.
FONTE: AFT
TRADUÇÃO E DAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval