O porta-aviões russo Almirante Kuznetsov e seu Grupo-Tarefa, foram escoltados hoje por caças Typhoon, da Royal Air Force (RAF), e pela fragata Type 23 HMS St Albans (F83), da Royal Navy (RN), enquanto navegam próximos a Dover, no retorno para casa depois de uma campanha de bombardeio na Síria.
Os caças e a fragata foram mobilizados para monitorar os navios, que serão permanentemente escoltados enquanto contornam todo o Reino Unido e depois no Mar do Norte, informou o MoD.
Mantendo-se a distância, mas com os navios de guerra russos claramente visíveis, a RN vigia cada movimento e acompanha o curso e a velocidade dos navios que passam perto do Reino Unido.
FONTE e FOTOS: MoD
Bom dia Padilha! Fiquei em dúvida quanto ao processo de ramonagem gerar esta emissão de fumaça, pois a limpeza utilizando vapor neste processo é mais voltada a manutenção quando da incrustação de fuligem/outros ficam agregados externamente aos tubos nas aquotubulares. A quantidade de vapor expelida em um equipamento deste porte é esta mesmo? Mesmo navegando eles fazem este processo como rotina? Obrigado pelas sempre interessantes matérias, gostaria de agregar esta experiência em nosso dia-a-dia na indústria, independente das ocorrências ambientais.
Bingo Padilha….
Abraços
Com certeza Fred, existem várias situações e condições para esta ocorrência…Em verdade, apenas podemos especular pois as reais razões, só com a informação do próprio meio ou de fonte privilegiada. Mas fica a análise da ocorrência no campo visual. Sds.
Valeu Terra Brasilis,
bem, no final não estava errada a analogia da “bomba injetora aberta”, porque com uma “mistura pobre”, com pouco oxigênio para muito combustível…A queima do óleo é parcial, resultando em muitos resíduos, como fuligem e fumaça preta expelidos pela chaminé.
Outra causa provável de fumaça é um combustível pesado, pouco refinado, como exemplo: Temos no Brasil o diesel S-10, leve e muito menos poluente (e fumacento) do que o velho diesel S-500 e S-1800 – pesado, com muito mais partículas de enxofre e outros elementos. Quando junta os dois então, mistura pobre, com combustível pesado, pouco refinado, aí é mais fumaça ainda!
E no caso do Kuznetosov,
que possui um “motor” movido pelo vapor de caldeiras e geradores elétricos à diesel. Ambos sistemas são alimentados pela queima de óleo combustível e sua fumaça deve vir da queima de um óleo pesado, com muitas partículas não combustíveis…E possivelmente junte-se a isto, um sistema de combustão antigo, de baixa pressão, que tem uma queima de combustível menos eficiente que sistemas mais modernos de alta pressão.
Penso que para o Kuznetosov, esta fumaça preta deve ser o seu funcionamento normal…
André…
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não se trata de “demonstração de força”, é absolutamente normal monitorar navios estrangeiros até para que sejam observadas
as leis marítimas. Lembro que em 2011 a tripulação do “Kuznetsov” foi vista jogando lixo no mar enquanto muito próximo da Escócia, já que havia buscado proteção contra o mau tempo e a permissão havia sido dada para isso, mas, gerou protestos por
parte do governo escocês pelo lixo jogado.
Que meda !!!!
A fumaça negra que está sendo expelida pela chaminé, provavelmente, é resultado de uma queima incompleta na câmara de combustão do gerador de vapor ( caldeiras ), devido ao tipo de combustível queimado ( óleo pesado, BPF,BPE…) e que estequiometricamente não está balanceado, existe ali um excesso de combustível na razão com o ar de admissão dos blowers. A queima completa resulta em uma chama sem visibilidade, sendo que havendo excesso de ar, torna-se quase branca. Alguns órgãos ambientais regulam o tempo e quantidade de emissão destes gases na atmosfera em suas LO. SDS ao DAN.
As vezes é apenas a ramonagem, ou seja, a limpeza das caldeiras e o povo cai matando. rsrsrsrsrs
Imagino o medo que essa demonstração de força inglesa deve ter incutido aos russos, principalmente no comandante do cruzador!
No caso,
o Kuznetosov possui 6 diesel-geradores,
cada um deles com 1500 kW de potência.
Me parece que neste caso, a fumaça preta vem de motores ou geradores diesel alimentados, as caldeiras a vapor gerariam fumaça branca.
Se alguém tiver conhecimentos técnicos sobre o assunto, sinta-se a vontade para corrigir ou acrescentar…
Ericwolff,
sei muito pouco sobre propulsão naval, más até onde entendo, a energia destas caldeiras – turbinas, provém de geradores alimentados à diesel…
Fred, q eu saiba, sua propulsão é fornecida por caldeiras a vapor….q realmente soltam muita fumaça em mudanças bruscas de velocidade, ou durante as manutenções diárias, como a limpeza de bicos por exemplo… Provavelmente, nessa foto, estavam em velocidade de cruzeiro, com todas as máquinas estabilizadas… É uma possibilidade, abcs.
Parece que o Kuznetsov está fumaceando menos, será que fecharam a *”bomba injetora” de seus motores? 🙂
*Em motores diesel de carros e caminhões, fumaça preta na maioria das vezes é sinal de uma bomba injetora de combustível “aberta”, injetando muito diesel no motor, muitos caminhoneiros propositadamente abrem um pouco a bomba injetora do motor do seu caminhão para ganhar um pouco de potencia extra, são aqueles caminhões que passam por nós expelindo aquele rolo de fumaça preta. Já a fumaça branca, na maioria das vezes é um indicativo de problemas no motor…