Por Guilherme Wiltgen
Ontem foi mais um dia histórico para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Saab, com mais um importante marco do Programa Gripen no Brasil.

A informação que os dois caças foram conduzidos por pilotos brasileiros, chamou a atenção de todos e, agora, vamos conhecer um pouco desses dois Oficiais da FAB que participaram dessa missão de levar os F-39E FAB4101 e FAB4102 do Aeroporto Internacional de Navegantes até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, onde se localiza o Gripen Flight Test Centre (GFTC).
Os dois novos caças foram pilotados pelos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que desde 2020 participaram de treinamentos para estarem aptos para o voo.
O TC Cristiano de Oliveira Peres realizou em 20/08/20 o primeiro voo de um piloto brasileiro no F-39E Gripen.
Como comandante da missão, ele explicou que apesar de parecer um voo relativamente simples, ele foi realizado com um detalhado planejamento de rota e combustível, bem como a seleção de todas as alternativas para o caso de uma emergência.
“Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de Gripen no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira”, destacou o piloto da FAB.
O Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos foi o primeiro piloto da FAB a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E.
A capacitação começou em agosto de 2020 e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.
Aqui temos os melhores pilotos do mundo!!!!
Sevi em 1982. Basm. Hoje sou empresário. No ramo de Caminhoes mas todas as vzs. Q vejo assuntos. Desta natureza. Fico orgulhoso. De ter feito parte desta história. S2 149 mousquer. Basm segunda turma 1982
Assim como dois pilotos realizaram a primeira interceptação da FAB por causa da crise das Ilhas Falk em 82, agora outros dois oficiais também entram para a história da Força Aérea ao pilotarem pela primeira vez caças de última geração no Brasil.
Parabéns aos pilotos: chegar nesse nível de capacidades não é para qualquer um. Trata-se de um “vetor” perigoso para quem o encara e exigente para quem o controla.
Parabéns aos dois oficiais pelo voo em especial ao Peres meu conterrâneo forte e generoso Abraço e sucesso sempre Deus os abençoe sempre!!
Parabéns garoto, vc Abdon é o cara!!!!
Deus te abençoe sempre nos seus trajetos … !!!!
Coisa mais rara é ter uma mulher participando desse tipo de tema.
Parabéns aos pilotos. !!!!
Voar é uma arte !!!!
Parabéns! Bravíssimos pilotos brasileiros!
Show de bola selva
Parabéns aos pilotos .Vamos dar um salto significativo na aviação de caça!
Top top parabéns aos nossos pilotos


Parabéns aos nobres aviadores.
Sucesso!!!