Por Guilherme Wiltgen
Conforme noticiamos ontem, o acidente com um F-16 biplace da Força Aérea grega, durante um treinamento no período da tarde na Base Aérea de Los Llanos, Albacete, durante a decolagem, por razões ainda desconhecidas, veio a cair sobre outras aeronaves que se encontravam no pátio da Base Aérea espanhola, causando a morte de seus dois tripulantes, que não conseguiram se ejetar e de outros militares em terra.
Conforme o Ministério da Defesa espanhol informou, o acidente afetou as seguintes aeronaves no solo:
02 AMX (Itália),
02 Alfa Jet e 01 Mirage 2000 (França) e
01 F-16 (Grécia).
O fogo foi extinto aproximadamente uma hora após o acidente e ainda não foi possível confirmar danos às outras aeronaves que também estavam no pátio.
As vítimas falecidas são dois Capitães gregos (tripulantes do F-16) e oito franceses (três Capitães, um Tenente e quatro Sargentos). Entre os 21 feridos, estão 10 militares franceses e 11 italianos.
Cinco vítimas com queimaduras graves foram transferidas para Madrid.
É esperada para as próximas horas a chegada a Madrid do Ministro da Defesa francês, Jean Yves Le Drian.
Pelo menos o Gripen-NG tende a ser um modelo de segurança. Mas os acidentes na aviação são uma casualidade, nada mais do que isso, foi uma fatalidade, independentemente de ser um caça americano ou russo, é sempre uma questão de sorte ou de azar, as famílias enlutadas as nossas condolências, esperemos que se apurem todos os factos, estamos todos tristes com esse acontecimento. Nessa hora hora de luto e de dor , as nossas preces vão para todos aqueles que perderam as suas vidas nos céus.
Falar dos F-16 que caem é hilário quando vemos Su-30 caírem a todo momento, na Venezuela, na Índia…… Fightin’ Falcon manda um abraço pras “einimigax”.
Opa, opa. Desinformação não pode.
Nunca caiu nenhum Su-30 venezuelano. Já acidente entre os Su-30MKI indianos, contam um em 30 de abril de 2009 em Pokhran, outro em 30 de novembro de 2009 em Jathegaon, outro em 13 de dezembro de 2011 em Pune, outro em 19 de fevereiro de 2013 em Pokhran e um último em 2014 de outubro de 2014 em Pune. Dos cinco acidentes, um foi por FOD, três por falha mecânica e um ainda não foi esclarecido. Com exceção do primeiro acidente, todos ejetaram em segurança e estão vivos hoje. E temos que lembrar da alta taxa de atrito dos indianos. Não me lembro de outros acidentes com o Su-30, talvez chineses, mas não conheço.
Já quanto os F-16, vamos citar os acidentes apenas de 2013 pra cá, exceto o F-16 jordiano que foi derrubado e esse F-16 grego que caiu essa semana.
Em 3 de janeiro de 2013 um F-16D israelense caiu após falha técnica durante o poso. Em 28 de janeiro de 2013 um F-16 americano caiu no Mar Adriático. O piloto morreu. Um F-16C americano caiu no Afeganistão em 4 de abril de 2013 após aproximação errada para pouso. O piloto morreu. Um F-16C turco caiu em 13 de maio de 2013. O piloto não sobreviveu. Em 15 de maio de 2013 um F-16A de Taiwan caiu após problemas. Um F-16D americano caiu em Phoenix após ingestão de ave em 26 de junho de 2013. Um F-16I israelense caiu no Mar Mediterrâneo após sofrer falha no motor em 7 de julho de 2013. Em 1 de agosto de 2013 dois F-16C da Guarda Nacional do Distrito de Columbia chocaram no ar. Em 9 de outubro de 2013 um F-16AM chileno fez um pouso forçado após falha no trem de pouso. Em 27 de janeiro de 2014 um F-16A jordaniano caiu após sofrer um problema técnico. Em 2 de setembro de 2014 um F-16C grego caiu na província de Diyarbakir. Dois F-16 em 21 de outubro de 2014 da Guarda Nacional de Oklahoma se chocaram em pleno ar. Somente um piloto sobreviveu. Em 6 de novembro de 2014 um F-16 americano no Golfo do México. O piloto morreu. Um F-16CJ americano em 1 de dezembro de 2014 na Jordânia por falha mecânica. O piloto morreu. No mesmo dia, um F-16 turco caiu perto da província de Amasya. Um F-16D grego em 4 de dezembro de 2014 perto das ilhas de Gavdos por falha mecânica.
Cerca de vinte aviões perdidos em dois anos. Sabe o que isso significa? Nada. Ninguém vai falar mal do F-16 por causa disso, que é um dos maiores aviões de combate da história. Por isso mesmo, não podemos fazer o mesmo com o Su-30 ou qualquer outro avião por motivos ideológicos (leia-se “não gosto deles”). O que devemos fazer é observar os fatos, descreve-los, tentar analisa-los e tirarmos nossas conclusões. Jamais por preconceito, jamais pela desinformação.
Abraços
Bolovo,
isto que é resposta!
Tem muita gente que “joga no ar”, afirmações e informações incorretas, porque sabe que a maioria
dos que leem, não vão se dará ao trabalho de pesquisar e averiguá-las. E assim se formam os “mitos digitais”…Muitas vezes, intencionalmente fabricados!
Correção:
“…NÃO SE DARÁ…”
Peço desculpas por não ter sabido de tudo, mas ainda assim, meu comment não se guiou por ideologia ou por “não gostar do avião”. É só um recado à quem critica o Falcon….. No mais, acho que há muito mais gente usando o F-16 do que o Su-30, estou errado? se estiver me corrijam, até porquê quanto mais aviões voando, mais fácil de cair…
Quanto aos Su-30 indianos que cairam, estou igualando as coisas: vc citou no seu comment algumas quedas de F-16 que se deram por ERROS HUMANOS, o que eu não considero justo contabilizar. Então, contabilizemos também as quedas de Su-30 por erros humanos, das quais tu, aparentemente, fizeste pouco caso. Quanto à ejeção com segurança, são fatores, não tenho como argumentar por não conhecer….
A MINHA CRÍTICO DEU-SE APENAS COMO RESPOSTA AOS HATERS SEM NOÇÃO QUE CRITICAM “UZAMERICU FEIU CHATU I BOBU” POR TUDO, ATÉ PELO QUE NÃO DEPENDE DELES.
E até onde eu li, em outro blog de cujo nome não me recordo, a Venezuela já havia perdido 6 unidades, das 24 iniciais… se é falso, perdoem-me. abraços
No mais, dos acidentes que você citou, a maioria diz: “mimimimimimi o avião caiu…..”. Tá, mas caiu POR QUÊ? Em muitas quedas que vc diz que ocorreram, não é falado o motivo. Pode ser qualquer coisa, inclusive falha do piloto, isentando portanto o fabricante/produto. Desses acidentes de F-16, contei apenas 7 nos quais você disse o motivo, e ele era de ordem da máquina, e não do homem… Os outros são por erros humanos, motivos duvidosos ou não foi informado. Eu suspeitaria, na verdade, que VOCÊ é que está jogando com ideologia…. Para defender os Su-30, muito esforço dedicado, mas para atacar os Falcons….. faltou informações, faltou bom senso em criticar o piloto (e não apenas a máquina, já que falamos do PRODUTO)…. NOTA: não sei se é possível, mas se os editores quiserem, podem juntar os meus posts em um só, peço desculpa pelo Flood, sou novato aqui ainda.
Perdoem-me pelos erros ortográficos…. XD Escrever apressado dá nisso…
Tudo bem, Tamandaré.
Sei que tem bastante haters, de ambos os lados. Mas como vc pode ler no meu comentário, não tentei atacar o F-16 (o chamei até de um dos melhores caças da história, seria isso atacar?) e nem defender o Su-30, pois esses números não significam absolutamente NADA.
Só reiterando, nunca caiu nenhum Flanker venezuelano. O que caiu por lá foram dois treinadores chineses K-8, um em 2010 e outro em 2013. O Su-30, que é uma versão específica do Flanker, caíram seis, cinco indianos e um protótipo. Pouco para um avião com mais de 500 unidades produzidas. Até se contar toda a família Flanker (Su-27, Su-30, Su-35 etc) vai ver que são poucos acidentes, sendo a maioria por falha humana, tal como acontece com o F-16 ou qualquer outro avião.
O fato é que quem voa, cai. Essa é a única verdade.
Que nada amigo, eu que me desculpo por não averiguar direito…. mas acho que você entendeu o meu ponto de vista! Até porquê quem me conhece sabe que eu tenho uma certa admiração pelos Mig-21/23 e Su-30/35….. 🙂 No mais, a desinformação venezuelana nos faz ler idiotices, como foi o ocorrido cmg: saiu a matéria com 6 unidades perdidas num blog de pouca expressão (não lembro qual) e num comentário de outro um blog…. talvez eles foram precipitados ou mentirosos e consideraram os 6 Su-30 caídos como apenas da FAV!! Grande abraço e desculpe-me, mas perco o controle qdo vejo gente que tampa os olhos e é loucamente pró-Rússia achando que isso é ser anti-EUA….. 🙁
EXATAMENTE – PRECISAMOS DE INFORMAÇÕES PRECISAS POIS PROBLEMAS DE CAÇAS RUSSOS SABEMOS DOS MIG 29, DIVERSOS ACIDENTES E PROBLEMAS, COMO NA RUSSIA, BIELO RUSSIA, MIAMAR, PERU, ENTRE OUTROS LUGARES… ESSA BELA AERONAVE SIM, DEU MUITOS PROBLEMAS POR AE… DIFERENTES DO SU 30 OU TODAS AS SERIAS DOS SUKOIS, QUE SAO MARAVILHOSES
Leandro por favor, não use maiúsculas em seus comentários futuros, OK? Obrigado.
Meus sentimentos as famílias afetadas com esse acidente. Mas por outro lado , é a primeira vez que um F 16 consegue destruir caças mirage 2000 e AMX, isso é inédito.
F 16 com perda de potência na decolagem em pista que normalmente não operam cheira a FOD.
Grande abraço
Juarez, desculpe meu instinto n00b, mas o que seria FOD?
Grato
Foreign Object Debris (FOD) ou como usamos aqui, Dano por Objeto Estranho (DOE).
Abs
Obrigado Guilherme, sanou minha dúvida! 😉
Parece que os franceses pisaram em rastro de cobra o atentado em Paris agora esse acidente com vitimas francesas nos últimos meses o que tem caído de F16 da pior do que mamão maduro.
É uma lástima……. Seria este acidente apenas um momento de “azar” ou talvez descuidado, irresponsabilidade e/ou imprudência?
Muito cedo para qualquer conclusão! Um acidente aeronáutico é causado por vários fatores contribuintes.
Abs
Pois é caro Guilherme, é exatamente por isso que fica a minha pergunta!! 😉
Forte abraço