O primeiro voo do quarto GlobalEye é um marco importante no programa Airborne Early Warning & Control (AEW&C) da Saab e mostra que a Saab pode entregar o GlobalEye de forma rápida e confiável.
A aeronave decolou do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, em 03 de abril de 2023 e realizou vários testes relacionados às capacidades da aeronave.
“Estamos muito satisfeitos com este primeiro voo bem-sucedido de outro GlobalEye. Isso confirma que temos a infraestrutura, os recursos e o conhecimento necessários para oferecer suporte aos nossos clientes com a solução AEW&C mais avançada em um prazo sem igual no mercado”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios da Saab Vigilância.
O GlobalEye é a mais moderna solução de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) multidomínio com uma variedade de sensores ativos e passivos que fornecem detecção de longo alcance e identificação de objetos no ar, no mar e em terra.
Ao fornecer informações em tempo real para as unidades das forças aéreas, exércitos e marinhas, o GlobalEye permite maior consciência situacional das áreas circundantes e detecção precoce de ameaças. Também pode ser usado para tarefas não militares, como liderar e coordenar missões de resgate durante desastres naturais ou acidentes maiores no mar ou em terra.
A Saab tem a maior base de clientes AEW&C do mundo, tendo fornecido soluções nos últimos 30 anos nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia para funções de múltiplas missões.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Este radar tem as suas virtudes, tem um custo operacional mais barato do que muitos outros sistemas AEW&C existentes, mas tem sérias limitações.
Ao que parece, não tem a capacidade de varredura de 360° Graus.
Será que tem também a capacidade de “olhar para Baixo”?
Acredito que não tenha capacidade de Detectar aeronaves furtivas, ou Stealth.
Em pleno século 21, um Estado, um Governo, gastar Milhões ou Bilhões de dólares para adquirir radares, sejam eles terrestres de defesa e controle, sejam como este AEW&C ou naval para instalar em navios e, não terem capacidade de Detectar aeronaves Furtivas, é Simplesmente jogar dinheiro Fora!!!
É enganar o contribuinte, o povo de seu país!
Segundo artigos que li, a China e Rússia tem radares do tipo Anti-Stealth.
Se a Saab conseguisse fabrica-lo com capacidade de rastrear 360° Graus, Detectar aviões voando baixo e, a imprescindível capacidade Anti-furtivo/Stealth, aí sim seria o mais completo de todos e Valeria cada milhão ou bilhão de dólares investido.