O tempo exigido pelo Alerta TANGO da OTAN é de 15 minutos, então eu acho que esses 10 minutos está de bom tamanho. Treinamento da Hungarian Air Force e seus Saab JAS 39 Gripen.
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“14/01/2014 19:55 by Anônimo
“Caro Justin, de onde você tirou essas informações?
Quem foi que lhe informou que o Mirage, como aeronave de alerta, tem os tempos ditos a cima para decolagem quando estiver “a tempo” e “a postos”?
Você tem ciência que informação confidencial é para ser, realmente, confidencial, ainda mais quando se trata de Defesa Aérea?”
Amigo,
A FAB apresentou dados semelhantes no Programa “Globo Reporter”: http://www.youtube.com/watch?v=qn_8I1cXGH0
Veja a partir do ponto 7min30s.
Há informações de desempenho que são tornadas públicas e servem de alguma forma para dissuasão.
A maioria delas pode ser encontrada na internet, divulgadas pelas próprias foças ou pelos fabricantes. Outras, como essa citada no vídeo, também podem ser obtidas com um relógio comum e um par de ouvidos.
As áreas mais importantes, em que podemos e devemos guardar sigilo, são as referentes à nossas incapacidades e deficiências operacionais, quando operamos com efetividade inferior à esperada.
Abraço,
Justin
https://www.youtube.com/watch?v=a6uWFB_qbWE
F16C Helênico
https://www.youtube.com/watch?v=WR-E0wpNuI4
F16C Turkish
https://www.youtube.com/watch?v=Ksy1Uya5G0s
F-15 USAF
https://www.youtube.com/watch?v=cYj3k4JbduM
EF2000 Italy Air Force
https://www.youtube.com/watch?v=XSXD0lef87I
F4F Japan Air Force
Todos abaixo de 5 minutos. Para o LIFT 10 minutos tá bom, mas teria dificuldades contra um Tu-160 penetrando a baixa altitude e com alerta tardio.
120km para uma aeronave voando a 1200km/h depois do alerta antecipado. Se este alerta não for bem realizado, tchau.
Padilha,
Do Rafale, encontrei isto:
QUICK REACTION ALERT MISSIONS:
6 x MICA RF / IR
– Ready to taxi 1 min after SCRAMBLE
– 3 min from brake release to M 1.4 / 40 kft
– Pursuit time at M 1.4 / 40 kft : 16.5 min
– Radius of Action : 250 NM
Abraço,
Justin
Raciocinando com meus botões….creio que o Gripen consegue fazer muito melhor que isso e,talvez,melhor que muitos outros caças.
A estratégia de dispersão dos suecos,prima pela eficiência e otimização de seus meios.
Acho pouco provável que um caça sueco,qualquer um deles,demore 10 minutos para sair da floresta e decolar de uma rodovia com o alerta ativo.
Amigos,
Independentemente do tempo previsto pelo sistema de defesa para o alerta, o piloto sempre decola no menor tempo possível, a menos que alguém ou algo o retenha no solo.
Se for uma ameaça real, quanto mais tempo disponível tiver para aplicar as táticas de interceptação, melhor.
O único caso em que o caçador pode até ser retido no solo é quando o controlador ainda está identificando a ameaça ou ela está muito distante. Se o alvo está muito distante e necessita ser interceptado para acompanhamento (pouso obrigatório ou emergência), não adianta fazer decolarem os caças se estes tiverem que abandonar a missão em curto combustível antes que possam ser substituídos no acompanhamento do alvo.
Abraços,
Justin
Padilha,
Não é fácil encontrar. Esses dados normalmente são confidenciais.
Há referências de que o Gripen pode decolar em UM MINUTO depois de acionado. Certamente é um alerta a postos.
Se for considerado um sistema como o nosso SISDACTA ou mesmo NATO, o tempo de reação padrão tem que aceitar situações em que os aviões são diferentes ou estão desdobrados em outras bases. Não é em todo lugar que existem hangares de alerta que estão a menos de 300 metros da cabeceira e que não exigem mais do que uma curva de 30 graus.
Há também referências de que o QRA (Quick Reaction Alert) do Typhoon inglês considera sete minutos entre o alerta e a decolagem.
Além disso, ninguém é obrigado a acreditar no que eu digo. Eu citei exemplo e argumentei. Acredita quem quiser.
Se não me engano, o alerta do F-5 (bimotor) em Santa Cruz era de dez minutos no pátio principal e sete se estivesse próximo à cabeceira.
“Traz um atual.” (?) Não é tarefa simples para alguém que só procurou colaborar agregando informações ao artigo que foi postado.
Abraço,
Justin
Veja bem Justin, foi como vc acabou de colocar. Existem variáveis e a do vídeo hungaro é uma delas. Se a OTAN diz 15m no alerta Tango, temos que considerar este dado. E os 10 minutos são suficientes psra o tipo de alerta.
Se tiver que ser mais rápido, a OTAN deve ter outros tipos de alerta.
No momento só tem este disponível. Os aviões não tinham nenhum problema, apenas cumpriram o alerta dentro do estabelecido.
E continue argumentando que eu gosto muito
Abs
Amigos, boa noite.
O tempo de sete minutos de procedimentos após partida é absurdo para um interceptador.
Certamente ocorreu algum problema técnico ou de autorização para a decolagem.
Já nos tempos do Mirage III, os tempos previstos (e cumpridos) aqui no Brasil era de dois minutos para o alerta a postos (piloto no cockpit, mas com o motor parado) e de cinco minutos para alerta a tempo (aeronave checada, com o piloto em repouso, situação semelhante à apresentada). Normalmente, esse segundo tipo de alerta era cumprido em quatro minutos.
Para um avião bimotor, é aceitável um minuto a mais para o procedimento de partida.
Nesses seis minutos excedidos durante essa demonstração, um atacante poderia ter-se aproximado em torno de 50 milhas.
O tempo para decolagem em alerta, com todos os sistemas de voo e navegação operantes, é requisito de todos os projetos de caça. No entanto,e aceitável que alguns sistemas de armas e sensores fiquem operacionais um pouco mais tarde.
Alguns aviões mais antigos tinham procedimento demorado para alinhar sistemas inerciais. Nesse caso, ao assumir o alerta o avião era acionado para cheque de todos os sistemas e pré-alinhamento desse inercial. Ao ser ativado o alerta, após a partida era feito apenas um alinhamento rápido.
Abraços,
Justin
Gostaria de ver como os franceses fazem. Será que o que a OTAN estipulou é errado?
Será que o Rafale ou o SU30 fazem melhor?
Justin, se tiver um vídeo deles manda pra mim porque tenho minhas dúvidas quanto a esses minutos a menos.
Enfim, vsmos ver se tem algum vídeo por ai.
Abs
Padilha,
Achei esse, da Jaca original.
http://www.youtube.com/watch?v=qn_8I1cXGH0
Veja a partir dos oito minutos.
Abraço,
Justin
Não era “jaca”. Mas acionar um MIII sem nada além do motor e ir tinha que ser em 5minutos.
Já as aeronaves mais eletrônicas não podem decolar por decolar. E isso vale para os 3 competidores do Finado FX.
Tras um atual.
Caro Justin, de onde você tirou essas informações?
Quem foi que lhe informou que o Mirage, como aeronave de alerta, tem os tempos ditos a cima para decolagem quando estiver “a tempo” e “a postos”?
Você tem ciência que informação confidencial é para ser, realmente, confidencial, ainda mais quando se trata de Defesa Aérea?
Verifiquei no google maps que a distância entre as fronteiras Eslovênia-Hungria-Sérvia passando pela capital húngara Budapeste é de aproximadamente 200km. Quer dizer, um caça invasor em velocidade de cruzeiro de mach 1.2, nesses 10 minutos do tempo de reação teria cruzado o país com folga (a distância percorrida seria de ~250km). Se levarmos em consideração o tempo p/ o interceptor alcançá-lo, aí é covardia. Já estaria seguramente em espaço internacional.
Não é uma crítica ao caça, acredito que o tempo de reação p/ outras aeronaves seria muito similar, haja visto o tempo informado do Alerta TANGO. Penso que a rotina operacional p/ países pequenos, como é o caso da maioria dos europeus, defenderem-se por si, sem o funcionamento de uma estrutura conjunta como no caso da OTAN, está equivocada ao permitir aberrações como essa. Será que a defesa aérea de países assim só funciona em conjunto?