PZL-Świdnik SA, uma empresa do grupo AgustaWestland, iniciou o desenvolvimento do W-3PL/N, helicóptero naval de Multi-Emprego, ampliando ainda mais a gama de produtos para aplicações marítimas, disponíveis tanto pela AgustaWestland quanto pela PZL-Świdnik SA.
Baseado no W-3PL Głuszec, o W-3PL/N representa uma comprovada solução de custo/benefício para cumprir uma série de exigências de missões marítimas.
Nicola Bianco, diretor da PZL-Świdnik SA, disse: “O lançamento do W-3PL/N demonstra nosso compromisso contínuo em oferecer aos operadores marítimos em todo o mundo, a maior gama de helicópteros para a cumprir esta tarefa. Esta última adição, aliada a nossa expertise no setor de helicópteros navais, se baseia no sucesso da plataforma Sokol”.
A equipe dedicada ao programa está baseada na sede da PZL-Swidnik, em Swidnik, onde está desenvolvendo o W-3PL/N com ativo apoio da AgustaWestland. O desenvolvimento do W-3PL/N também aproveita a experiência adquirida com o helicóptero marítimo W-3 Anaconda, de Busca e Salvamento (SAR), operado pela Marinha polonesa no Mar Báltico.
O W-3PL/N possuirá equipamentos de missão, incluindo um radar, compacto sistema sônico (sonar de mergulho e sonobóias), FLIR, guincho de resgate (Hoist) e holofote de busca. A aeronave também contará com um sistema de flutuação de emergência, um trem de pouso totalmente novo e sistema de dobragem das pás do rotor principal, para facilitar a hangaragem da aeronave a bordo dos navios. Dentre os sistemas de armas estão incluidos mísseis ar-superfície, torpedos e metralhadoras.
O W-3PL/N é perfeitamente adequado para realizar muitas missões marítimas, incluindo entre elas as de guerra antissubmarina, anti-superfície, busca e salvamento, transporte naval tático e designação de alvos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Seria uma opção para os argentinos substituirem os AS555
Marcio Macedo,
O W-3PL/N está na casa das 4 Ton, mais para Super Lynx (5 Ton) que para o Seahawk (9Ton).
Abs,
Este helicóptero está mais para o Linx ou para o Sea hAWK?