Alberto Jose Gutierrez Moreno foi nomeado como o novo presidente-executivo do consórcio Eurofighter, atuando hoje como executivo da Divisão Militar da Airbus ele irá substituir Enzo Casolini no cargo a partir de 1 º de Junho de 2013.
“Minhas principais prioridades são focar na competitividade, campanhas e recursos para fazer Eurofighter Typhoon um sucesso ainda maior no mercado mundial”, diz Gutierrez. “A começar com as nossas parcerias européias, precisamos avançar para parcerias mais globais e convidar novos países clientes a aderir a este programa de ponta.”
Gutierrez foi chefe de operações da Divisão Militar da Airbus desde julho de 2007, com responsabilidades sobre diversos programas, incluindo o transporte tático A400M, a aeronave Reabastecedora, transporte e multimissão A330, os transportes médios CN235 e C295 e as atualizações do Lockheed P-3. Suas nomeações anteriores incluíram diretor de produção do Eurofighter Typhoon na Espanha entre 2000 e 2004.
Casolini assumiu o comando do Eurofighter em maio de 2009 e tem dirigido o consórcio por meio de um de seus períodos mais difíceis, com a diminuição dos orçamentos de defesa das nações parceria Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, ameaçando limitar a produção originalmente combinada de 620 aeronave. Destaques do seu mandato foram a assinatura para do Tranche 3A de 112 Eurofighters, o avanço do desenvolvimento de um radar de varredura eletrônica ativa para o Typhoon, e também de fechar o acordo para vender 12 Typhoons para Omã, concluído através do Reino Unido.
Tanto a Áustria quanto a Arábia Saudita também já assinaram acordos para 87 Eurofighters, dos quais 39 foram entregues até agora. “Estou confiante de que vamos ganhar mais clientes nos próximos anos”, diz Gutierrez. As metas de vendas atuais incluem a concorrência de aeronaves da Malásia para 18 aviões de combate multirole.
Os parceiros do Eurofighter também nomearam o vice-presidente sênior para Aviões Militares da Alenia Aermacchi, Maurizio De Mitri, como o novo presidente de seu conselho de supervisão, também com efeitos a partir de 1 de Junho. De Mitri irá substituir Cassidian Berndt WUENSCHE na posição.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval