O protótipo do helicóptero S-97 Raider está na fase final de montagem no Centro de Desenvolvimento de vôo da Sikorsky em West Palm Beach, após a entrega da fuselagem pela Aurora Flight Sciences.
A Sikorsky irá transformar a fuselagem no protótipo do S-97 Raider com 36 metros de comprimento e 11.000 lb de peso bruto. Tendo como base o projeto coaxial X2 da Sikorsky, o helicóptero controlado fly-by-wire contará com rotor principal de contra-rotação com pás rígidas, e uma hélice propulsora para a aceleração de alta velocidade e desaceleração.
Debra Zampano, diretora do programa Sikorsky S-97 Raider, disse: “A primeira fuselagem é um marco significativo para o programa do helicóptero Raider financiado pela indústria. A Aurora entregou uma estrutura de materiais compostos projetada para o rápido desenvolvimento do programa. A equipe da Sikorsky está pronta para a montagem final do protótipo do Raider. Estamos ansiosos para mostrar o desempenho excepcional da aeronave e o seu valor para os militares dos EUA.
A Sikorsky comprovou a eficácia da concepção do rotor co-axial rígido em 2010, quando o helicóptero de 6,000 lb de peso X2 alcançou 250 nós de velocidade em vôo, ou o dobro da velocidade dos helicópteros convencionais. Ele também demonstrou baixa carga de trabalho do piloto e assinatura acústica baixa.
O protótipo do Raider será melhor do que o demonstrador X2, apresentando manobras de precisão em baixa velocidade, manobras de alto G acima de 200 knots, capacidade de pairar em dias quentes em altitudes de até 10.000 pés, e melhorias significativas na capacidade de carga e autonomia em comparação com helicópteros táticos convencionais leves.
A Sikorsky pretende começar a demonstrar as capacidades de vôo do S-97 Raider para os militares dos EUA e outros potenciais clientes em 2015.
FONTE: Shephardmedia
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval