Por Luiz Padilha
Enquanto o orçamento de defesa dos EUA sofre cancelamentos de muitos programas de defesa, incluindo o Veículo de Combate do Exército e os planos da Marinha para comprar mais unidades Littoral Combat Ships, o novo treinador jato da Força Aérea sobreviveu ao abate.
O projeto ainda sem nome, conhecido como o programa TX é agora uma das principais prioridades de compras do Pentágono depois de receber financiamento de US $ 600 milhões ao longo de cinco anos para a USAF atualizar suas capacidades de treinamento.
Projetado para substituir o envelhecido T-38 Talon, o programa de TX é um grande projeto de aquisição dos EUA para uma nova aeronave que vai atender a USAF no treinamento avançado de pilotos nas próximas décadas. Pilotos candidatos a missões de combate e bombardeiros, irão treinar no TX, a partir do momento em que completar o treinamento básico de pilotos no T-6 Texan II, até que comecem a voar suas aeronaves, em missões, como o B-1, F-15E, F -22 ou F-35.
O Diretor de Programas para o Centro de Gestão do Ciclo de Vida Força Aérea dos EUA (AFLCMC), Coronel Dale VanDusen, está diretamente responsável pela contratação e gestão de todas as aeronaves de treinamento de vôo usado pela Força Aérea.
Manter o T-38 em serviço foi “proibitivamente caro.”
“O primeiro T-38 entrou em serviço em 1961, e tem sido um cavalo de batalha, tendo treinado mais de 71.000 pilotos norte-americanos e aliados”, disse VanDusen.
“No entanto, nunca foi projetado para operar por 50 + anos. Com uma idade média de 44,2 anos, a frota em breve se tornará proibitivamente cara para continuar voando. Mesmo que pudéssemos nos dar esse luxo, o T-38 não tem certas capacidades para preparar pilotos para caças de 4ª e 5ª gerações. “
No ano passado, foi anunciado que a Boeing e a Saab AB estavam unindo forças para desenvolver e construir uma nova aeronave para atender aos requisitos de TX. Outros concorrentes que trabalham em outras plataformas, como a Lockheed Martin, que está oferecendo o Korean Aerospace Industries T-50, a equipe da BAE Systems, Northrop Grumman, L-3 Link Simulation & Training e Rolls-Royce que oferece o Hawk Advanced Jet Training System e a General Dynamics com a Alenia Aermacchi, propondo o T-100.
A USAF deverá emitir um RFI em novembro, seguido por um pedido de proposta para o treinador TX, em meados de 2015. Depois de testes e avaliação do contrato para a nova aeronave, o contrato deverá se assinado em em 2017.