DESPACHO DECISÓRIO NO 12/GM-MD, DE 10 DE MAIO DE 2021
Processo no60314.000069/2021-64
Interessado: Comando da Aeronáutica.
Assunto: Dispensa da exigência de compensação comercial, tecnológica ou industrial.
Documento vinculado: Nota Técnica nº 3/DEPROD/SEPROD/SG/MD/2021, de 31 de março de 2021.
Submete-se ao MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, a solicitação de dispensa da exigência de compensação comercial, tecnológica ou industrial na aquisição de Produto de Defesa pela Força Aérea Brasileira.
DECISÃO
Autorizo, com base no parágrafo único do art. 16 do Decreto nº 7.970, de 28 de março de 2013, a dispensa, em caráter de excepcionalidade, da exigência de compensação comercial, tecnológica ou industrial na aquisição de 02 (duas) aeronaves estratégicas de transporte e reabastecimento em voo – denominado pelo Comando da Aeronáutica como “Projeto KC-X3” – sob a forma de aeronaves usadas, de modo a reduzir o valor das ofertas, e que atendam plenamente às necessidades da Força Aérea Brasileira. A celeridade na aquisição se justifica, dentre outros motivos, pelo enfrentamento a emergência de saúde pública e para apoio humanitário.
Caberá às autoridades competentes do órgão interessado o acompanhamento e a fiscalização dos atos decorrentes.
Publique-se.
Comunique-se o Comando da Aeronáutica.
WALTER BRAGA NETTO
Ministro da Defesa
Prezados, aparentemente, circula a informação dentro da FAB de que seriam aeronaves A330 civis que seriam convertidas para REVO posteriormente, e não as que atualmente atendem a RAF. É esperar para ver…
O decreto deixa claro que será um compra de prateleira com dispensa de licitação o que indica que se trata da compra de duas unidades das seis operadas pelo contratante civil que atende a RAF (que tem uma frota própria de 6 aeronaves) que foi atingida em cheio pelos cortes orçamentários britânicos.
Aeronave A-330 MRTT top de linha de logística e REVO estratégico.
A FAB lutou duramente para conseguir autorização e fundos para adquirir este tipo de aeronave há uma década e a dois anos para adquirir estas duas aeronaves específicas oferecidas pelo Reino Unido desde 2019, quando uma delas inclusive veio ao Brasil foi inteiramente aprovada m operações reais com a FAB!!!
Operar estas duas aeronaves e ter disponível uma frota de mais de 28 unidades do KC-390 dará à FAB uma “amplitude operacional” sem análogo na América do Sul…
Outra área que pode ser muito impactada num futuro mais adiante será a possibilidade de ampliar a participação internacional assim que for possível se retornar a promoção pelo Brasil dos exercícios CRUZEX.
E UM SONHO QUASE IMPOSSÍVEL seria a FAB MANTER nestas aeronaves BRITÂNICAS os equipamentos de REVO por boom (se por acaso elas o tiverem,) seja para os eventuais exercícios da FAB nos EUA ou seja para POSSILITAR que aeronaves americanas principais da USAF possam TAMBÉM participar das nossas CRUZEX, mesmo que a equipe de operação do Boom seja americana… SONHO MEU…
LEMBREM DAS CRUZEX E DAS RED FLAG!!!
Que eu saiba, os MRTT da RAF não possuem flying boom.
Pois é também não sei…
Mas para quem quer operar o F-35 a RAF deveria ter…
Esta é uma discussão antiga que eu defendo a muito que a FAB adquira um equipamento deste tanto para possibilitar a participação em exercícios nos EUA como FACILITAR a participação da USAF nas CRUZEX.
Para uma FAB eminentemente simpática ao material dos EUA é uma falha…
Questão de ambição, se me lembro as participações americanas são pequenas e acho que Só com aeronaves da Guarda Nacional e não da USAF…
Em minha opinião, tem-se que olhar a nota nas entre linhas.
Mencionado “Projeto KC-X3″ do Comando da Aeronáutica. Bem KC indica reabastecedor aéreo, beleza! Mas “celeridade” para “enfrentamento a emergência de saúde pública e para apoio humanitário” não caracteriza um reabastecedor e sim um transportador de imediato. Como é um Projeto, nada impede de adquirir-se uma aeronave civil, talvez um Combi, ou não, usa-la para as necessidades ditas emergenciais (celere) e que também são mais baratas e como parte do PROJETO, dar andamento futuro para conversão em, também, reabastecedor, assim como foram feitos com os 707 ex-Varig e para tal não necessariamente seja um AIRBUS. Lembrar que as tratativas anteriores, eram para serem 767 convertidos em Israel . Aeronaves Boeing tem maior ciclo de vida que as da Airbus.
Mas se forem os MRTT estarão ótimos e sem Flying Boom.
Que bom, ganhei o dia! Com a aquisição dessas aeronaves os velhos Hércules poderão descansar em paz rsrsrs. Já estou até vendo aqueles videos onde são pintados o nome da FAB na fuselagem e a passagem dele com dois F39 preparados para receber combustível com as mangueiras estendidas.
Muito bom! Agora penso que a escolha seja pelo B767-300ER cargueiro puro, vai sair mais barato e cobre a necessidade hipotética de viagens a Ásia para trazer insumos para fabricar vacnas. Pode converter depois, utilizando kits reabastecimento comuns ao utilizando no KC390…
Agora parece que nao tem mais volta , negócio fechado !!!!
Agora vai!
Agora vai?
Opa!
Serão os A-330 ex RAF?
Tudo indica que sim
Já foi oferecido faz um bom tempo !!!!
Grande aquisição para a FAB.
Finalmente parabéns a FAB.