Por Marcelo Garay
IA-63 PAMPA III
Como parte dos avanços do PAMPA IA-63 III, neste ano estão em fase de montagem as aeronaves de série 1034 e 1035 e, até o final deste ano, será iniciada a fabricação do nº 1036, para completar 50% da fase estrutural do programa . O que também se espera é que até setembro da corrente o “1034” seja entregue a Força Aérea Argentina, e o 1035 para dezembro estará em condições de voar.
Está previsto para 2021 a conclusão estrutural e início da montagem de alguns sistemas em suas asas, as únicas modificações na aeronave previstas para o PAMPA III, modificações como aviônicos, bombas elétricas, sistemas de frenagem. O antigo sistema RAT (RAM AIR TURBINE) é suplantado por uma bomba elétrica autônoma que vai para o mesmo lugar.
O contrato plurianual que foi levantado para o Ministério da Defesa, prevê a fabricação de seis aeronaves PAMPA III das nove fuselagens que a FAdeA montou, que são do Block II, que irão incorporar um novo sistema de oxigênio, controle de freio, componentes nacionais e replicar o padrão com o vôo do protótipo “1027” (agora EX04). Federico Bima, gerente de produção, informou que mais de 20 componentes nacionais serão integrados, e um novo sistema de refrigeração para o cockpit, substituindo o original.
Em relação à produção, ele informou que a FAdeA tem seis estruturas novas e três modernizadas, serão três PAMPAs Block II já entregues e que nunca foram remotorizados, serão o E-809, o E-811 e o E-812, um dos que se encontra nas instalações da fábrica e os outros dois serão trazidos da IV Brigada Aérea de Mendoza. Também se está trabalhando na produção dos pods nacionais que são montados na mesma fábrica, bem como do pod ventral 30mm completo com o canhão DEFA 553, fornecido pela Força Aérea Argentina. A ideia é começar a equipar e recuperar as capacidades do sistema, que com o tempo esses elementos essenciais para a aeronave deixaram de ser adquiridos.
Existem projetos de engenharia além da entrega de aeronaves, como o desenvolvimento da capacidade de visão noturna, e algumas modificações de armamentos, enfim, melhoramentos nas capacidades integrais da aeronave. A campanha de vôo de ambos começará em breve.
Protótipos
Questionado sobre uma nova aeronave em desenvolvimento, foi mencionado que existem vários projetos em andamento, mas fabricar uma nova aeronave para a Força Aérea Argentina ainda está longe. O foco atualmente está em modificar alguns sistemas com armas inteligentes, radares e o lançamento de mísseis.
Qualquer dia vira drone esses Pampas
A continuidade do trabalho é a coisa mais importante para se manter o mínimo necessário da capacidade de projeto, construção de uma aeronave. quando se moderniza com tecnologia nacional, você está preparando a futura aeronave que pode vir ou não, mas é importante ressaltar a vontade, a gana argentina de ter sua própria aeronave. Ele já conseguiram, mesmo antes de nós. eu não duvido da recuperação argentina e numa futura aeronave quem sabe com a Embraer.
Pense numa insistência. O Pampa é um assunto que não sai da moda na Argentina. Muita energia desperdiçada numa plataforma antiga e limitada sob todos os aspectos. Isso sem esquecer da falta de escala no projeto.
O Pampa, infelizmente, nunca será sucesso. A cópia modernizada do antiquíssimo Aloja Jet só é vendida para as próprias forças argentinas, talvez mais por pressão do que por vontade.
Avião bom se vende no projeto e se consolida após os primeiros voos. Não é o caso do Pampa, que chegou na terceira modernização sem encomendas externas, apenas poucas internas.
Uma coisa temos que admitir, os argentinos não desistem do Pampa de jeito nenhum mesmo sem perspectiva alguma do mesmo no mercado.
Amigo Padilha voce sabe quantos aviões Pampa III a Argentina vai modernizar?
obrigado.
Por ahora solo se actualizaran 3, pero se tiene idea de modernizar todos los pampas II-40