No dia 23 de setembro de 2024, a Base Aérea de Anápolis foi palco de um momento histórico e emocionante para a Força Aérea Brasileira (FAB) e, em especial, para dois pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que realizaram seus primeiros voos solo no moderno caça F-39E Gripen.
Como parte da continuidade do programa Gripen no Brasil, este é um marco importante alcançado pelos novos pilotos. O Major Martins e o Capitão Regato celebraram a conquista durante o Conversion Training, conduzido por instrutores brasileiros com o apoio de instrutores suecos, dentro do conceito de “training the trainers”.
Esse modelo de treinamento visa capacitar os pilotos brasileiros a se tornarem instrutores e multiplicadores, garantindo a continuidade do aprendizado e a transferência de conhecimento dentro da própria FAB. A realização do voo solo é um momento simbólico e técnico que marca a independência operacional dos pilotos com a nova plataforma, reforçando o progresso do programa Gripen no Brasil.
FONTE: FAB
FOTOS: Leandro Maldonado / S2 Nathan Ferreira
Prezado Padilha, quantos pilotos já estão qualificados para operar os Gripens? Entendendo que cada aeronave deve contar com pelo menos dois pilotos de combate, considerando os atuais oito Gripens e que, na realidade, já deveríamos contar com uma duzia de vetores, deveremos ter , pelo menos, diria, 20 profissionais habilitados. Confere?
Temos mais de 10 pilotos solados no Gripen C/D. Quando chegam na BAAN é que fazem a transição para o Gripen E, ou F-39E. Isso está ocorrendo mas não sei te dizer ao certo quantos já voam o F-39E.
Top, parabéns.
Parabéns aos dois novos instrutores !!!