Saint-Cloud, 8 de outubro de 2024 – Neste dia, Sébastien Lecornu, Ministro Francês das Forças Armadas e Assuntos de Veteranos, anunciou o lançamento do desenvolvimento do Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) que complementará o futuro padrão Rafale F5 após 2030.
O anúncio foi feito em uma cerimônia que marcou o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas Francesas na base aérea de Saint-Dizier, na presença do General Jérôme Bellanger, Chefe do Estado-Maior da L’armée de l’Air et de l’Espace (AAE), e Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.
“Este drone de combate furtivo contribuirá para a superioridade tecnológica e operacional da Força Aérea Francesa até 2033. É significativo que ele esteja sendo iniciado hoje, pois marcamos o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas e o 90º L’armée de l’Air et de l’Espace (AAE): na aeronáutica, um campo altamente complexo, o futuro tem raízes profundas, e a inovação é construída com base na experiência. A Dassault Aviation e seus parceiros têm orgulho de servir às Forças Armadas Francesas e à DGA. Sua confiança renovada nos honra e nos obriga”, declarou Éric Trappier.
Este UAV será complementar ao Rafale e adequado para combate colaborativo. Ele incorporará tecnologias stealth, controle autônomo (man-in-the-loop), capacidade de carga útil interna e muito mais. Ele será altamente versátil e projetado para evoluir em linha com ameaças futuras.
Ele se beneficiará das conquistas do programa nEUROn, o primeiro demonstrador de UCAV furtivo da Europa.
O Rafale F5 combinado com o UCAV e suas evoluções, assim como o Mirage IV em sua época, garantirão a independência, a superioridade e a capacidade de dissuasão nuclear aérea Francesa nas próximas décadas com novo padrão do Rafale, o F5, com o futuro míssil nuclear ASN4G.
FONTE: Dassault