Por Virgínia Silveira
O programa de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390, a cargo da Embraer, é o único projeto estratégico da Força Aérea Brasileira (FAB) que teve autorização do governo para o recebimento de recursos aprovados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) em 2015. Mas o mesmo não acontece para a sua produção.
O desenvolvimento do cargueiro é considerado prioridade número um na FAB, tendo em vista que qualquer atraso pode comprometer as vendas da aeronave no mercado internacional. “Os recursos estão sendo liberados de forma parcelada e no valor total de R$ 771 milhões para este ano”, disse o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro Paulo Roberto de Barros Chã.
Embora seja considerado prioritário, os recursos para a fase de produção da aeronave ainda não foram confirmados. A Lei Orçamentária prevê R$ 400 milhões para a produção do KC-390 este ano. O contrato de produção de 28 aeronaves para a FAB, avaliado em R$ 7,2 bilhões, foi assinado com a Embraer em maio do ano passado. Em 2014 a Embraer recebeu R$ 20 milhões para iniciar as atividades de produção do KC-390.
A certificação para voo da versão civil do KC-390, que será emitida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), está prevista para o fim de 2016. Já a certificação militar, conduzida pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao DCTA, deverá ocorrer no segundo semestre de 2017. O certificado de tipo (do projeto) é garantia da segurança de operação da aeronave e cumprimento dos requisitos de projeto.
O processo de certificação do KC-390, segundo o brigadeiro Alvani Adão da Silva, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), já produziu cerca de 1500 relatórios entre desenvolvimento e certificação (civil e militar), dos quais um terço já foi aprovado. “Estamos agora entre as fases de aprovação do plano de certificação pelas autoridades e a demonstração de cumprimento dos requisitos. O KC-390 também se prepara para a realização dos ensaios em voo, fundamentais para a demonstração do cumprimento dos requisitos.”
Para cumprir os prazos previstos no cronograma de trabalho da certificação, o IFI foi autorizado pelo governo a contratar 34 servidores temporários. Os novos profissionais também darão apoio às atividades de certificação e de compensação comercial, industrial e tecnológica no âmbito do projeto dos caças F-X2.
Além do KC-390, a Copac é responsável pela coordenação dos principais programas de reaparelhamento da FAB, entre eles a aquisição dos caças suecos Gripen NG e dos helicópteros H225, que também estão sendo adquiridos pela Marinha e o Exército. Para os demais projetos, mesmo com orçamento aprovado, a Copac ainda não teve autorização para repassar os recursos.
O programa F-X2 tem R$ 1 bilhão aprovados para o exercício de 2015. “Temos o crédito, mas não temos o numerário para pagar ou o financiamento aprovado”, afirmou o presidente da Copac. Independentemente do valor que será autorizado para a primeira parcela, segundo o brigadeiro, os recursos do F-X2 terão que ser faturados em 2015.
No caso do programa dos helicópteros H225M, produzidos para as três Forças pela Helibras, o presidente da Copac diz que foi aprovado R$ 323 milhões para 2015, mas a proposta orçamentária previa R$ 538 milhões. A Copac, no entanto, ainda não obteve autorização para liberar os recursos aprovados para o projeto.
FONTE: Valor Econômico
Este governo esta é brincando com umas coisas que não tem o menor cabimento….vide Indonésia….Base na Antártida com o episódio na base chilena. Daqui a pouco é um navio que vai se partir ao meio….ta difícil acreditar na seriedade!
Bom, esperar o que de um governo que possui 70% de rejeição como péssimo….e ainda acha que não é com ele. Eita paisinho que não possui postura, identidade, tradição….não vale é nada mesmo…
Dinheiro para 40 ministérios tem. Dinheiro para 100 mil cargos comissionados sem concursos público tem. Dinheiro para fundo partidário quase 1 bilhão de reais somente esse ano tem.
Dinheiro para FX2 não tem. Dinheiro para KC-390, projeto pode vender para mundo inteiro e ter lucro não tem, dinheiro para novos educação não tem. Isso é culpa dos americanos, hoje a gente não pode colocar a culpa neles, porque estamos nas terras deles.
Sds
Na minha opinião o governo deve pagar os 700 milhões da dívida do custo de desenvolvimento que foi assumido com a Embraer e depois ir soltando o dinheiro conforme a Embraer for entregando os aviões…
Ué, parece que eles querem que o governo pague tudo adiantado… aí não né colega… a empresa é particular, tem seus donos… eles é que tem que colocar a mão no bolso e assumir o risco para fabricar as primeiras unidades para receber depois que entregar…
Assim como qualquer coisa que compramos, pagamos no ato da compra ou depois da compra parcelado e não antes…
Se tiver que pagar antes igual apartamento comprado na planta então terão de fazer bem mais barato para nós.
Para falar a verdade não tem nada que ter dinheiro garantido para produção, o KC-390 está em fases INICIAL de testes e qualquer gasto ANTECIPADA este ano com produção é colocar o carro na frente dos bois.
Mas é o mesmo sistema do F-35, vamos começar a produção e nem terminaram os testes dos protótipos… Aliás nem mesmo o SEGUNDO protótipo está pronto !
Depois se descobre que tem que fazer alguma alteração de monta e 3 ou 4 unidades de “pré-produção” tem de ser alteradas…
Nós não temos dinheiro para sustentar estas palhaçadas americanas, quando terminarem DE VERDADE o desenvolvimento do KC-390, então comecem a produzi-lo sem atropelar seu desenvolvimento… POR FAVOR…
………….a característica da burocracia e criar obstaculos para conseguir facilidades através de suborno e corrupção……a burocracia é necessarimente corrupta…a corrupção é ao mesmo tempo seu sangue e seu oxigenio…………………..
Da para perceber que sendo uma das dez maiores economias mundiais, as Forças armadas estão equipadas aquém do que deveriam e quando um projeto totalmente nosso avança tenha que passar por tantas dificuldades burrocraticas.
A dificuldade se resume em coragem.
Coragem de acabar com o enorme cabide de empregos que tornaram-se as Forças Armadas e todo o serviço público. Quanbdo você vê a Marinha ter mais de 200 OMs e não ter 200 navios (contando navios, lanchas e até bóias de piscina) é sinal que algo está errado.
Tendo coragem para mudar isto, não faltará dinheiro para nada. Já pagamos impostos demais, juros demais….já há dinheiro demais. oque falta é saber administrar.
Mais uma vergonha para nós
Essa papelada toda demora mesmo, ainda mais aqui no BRASIL,onde no caminho a sempre um pilantra afim de obter vantagens dificultando as coisas, mas os projetos estão andando,não como deveriam ,mas estão andando !